Viagora

Covid-19: Veja orientações sobre atendimentos em casos suspeitos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina organizou seu atendimento em diferentes níveis, de acordo com a gravidade dos casos.

Febre, dor de garganta, tosse, falta de ar. Estes são os sintomas mais comuns da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, que tem afetado o mundo.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou seu atendimento em diferentes níveis, de acordo com a gravidade dos casos, e lança orientações à população sobre quais serviços devem ser buscados em cada situação.

Dentro da Grande Teresina, a porta de entrada para pacientes com síndromes gripais – ou seja, que apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19 – é a Atenção Básica. Para isso, a FMS destacou 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento exclusivo desses casos. “Você será atendido por médicos e enfermeiros treinados para avaliar e classificar sua situação como leve, moderada ou grave”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS. “Para os casos leves, o paciente será orientado para o isolamento domiciliar com prescrição medicamentosa. Em casos graves, a equipe acionará o SAMU, que levará o paciente para uma unidade hospitalar dentro da rede do município”, conta.

O diretor prossegue explicando sobre o que o paciente deve fazer em casos mais graves, com sintomas como febre persistente por mais de 48 horas, falta de ar e mal estar intenso. Nesta situação, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade hospitalar do município, seja uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital – com exceção do Hospital do Monte Castelo, que foi designado exclusivamente para internação, referenciado pelos outros locais. “O paciente passará pela mesma classificação feita nas UBS e será internado; em casos graves, haverá a avaliação da necessidade de um leito de observação ou UTI. O Hospital do Monte Castelo é referenciado, isso significa que ele só recebe pacientes vindos de ambulância”, informa Kledson Batista.

Para casos de dúvida, a FMS disponibiliza ainda o serviço Alô Saúde Teresina, pelo número 0800 291 0084. “Neste telefone, estão disponíveis médicos que irão orientar não apenas em relação a assuntos de saúde em geral, como também sintomas de síndromes gripais, para esclarecer sobre qual lugar procurar e em que momento”, completa o diretor de Atenção Básica.

Facebook
Veja também