Viagora

Covid-19: Vigilância Sanitária fiscalizou 29 estabelecimentos em Teresina

Nos estabelecimentos fiscalizados houve intervenções, desde orientações educativas, como notificações e auto de infrações.

Nesse fim de semana o cumprimento do decreto estadual, no qual trata sobre as novas medidas adotadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19 no período do Carnaval, foi acompanhado pela equipe de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa).

A Divisa realizou a inspeção em bares, restaurantes, casas de shows, boates, depósitos de bebidas e lojas de conveniência da zona leste, sul e Centro de Teresina, e contou com o apoio da Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

O órgão havia recebido denúncias de que estabelecimentos estariam funcionando sem a adoção das medidas preventivas definidas no decreto. Nesses estabelecimentos houve intervenções, desde orientações educativas, como notificações e auto de infrações.

No total, 29 estabelecimentos foram fiscalizados na capital. A diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, explicou que as notificações ocorreram pelo descumprimento em relação ao horário de funcionamento permitido, distanciamento social, aglomerações, uso de máscara, entre outras situações.

As fiscalizações terão continuidade até o dia 21 de fevereiro, data de vigência do decreto estadual. Os estabelecimentos que infringirem as normas sanitárias poderão ser autuados e estarão sujeitos a multas, que podem variar de leves a gravíssimas, podendo chegar ao valor máximo de R$ 1,5 milhão. Em casos de reincidência da infração, a multa será aplicada em dobro.

Desde o início das ações de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus, as Vigilâncias Sanitárias municipais têm atuado com medidas para conter a disseminação da doença no Piauí, uma vez que, por meio delas, os profissionais envolvidos nesses trabalhos conseguem reduzir o número de possíveis pacientes que chegariam aos hospitais do interior.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Governo do Piauí

Facebook
Veja também