Viagora

Covid: Brasil já aplicou mais de 300 milhões de doses de vacinas

Conforme o MS, a primeira dose foi aplicada em 157,6 milhões de pessoas, até o momento, enquanto 129,8 milhões de brasileiros receberam as duas doses ou a dose única da vacina.

O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (19), que o Brasil atingiu a marca de 300 milhões de doses dos imunizantes aplicadas desde o início da campanha.

Conforme o MS, a primeira dose foi aplicada em 157,6 milhões de pessoas, até o momento, enquanto 129,8 milhões de brasileiros receberam as duas doses ou a dose única da vacina, dessa forma 73,3% da população-alvo já está com o esquema vacinal completo.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacinaçãoVacinação

Neste sábado (20), o Ministério da Saúde deve promover uma campanha que visa ampliar o número de brasileiros com imunização completa. Ainda segundo o MS, a estimativa é que 21 milhões de brasileiros não retornaram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose da vacina.

O MS informou que a campanha Mega Vacinação visa ampliar a aplicação da segunda dose para que alcançar 85% da população-alvo e completar o ciclo vacinal. A campanha também é destinada a aplicação da terceira dose para as faixas etárias já liberadas.

O Ministério também divulgou nessa terça-feira (16) que o intervalo da dose de reforço da vacina foi reduzido de seis para cinco meses, de acordo com pesquisas científicas que registram queda da resposta imune.

Além disso, a partir dessa data toda a população adulta acima de 18 anos poderá tomar a dose adicional. Segundo o MS, 12,7 milhões de doses de reforço já foram aplicadas desde o início do reforço na vacinação.

O Ministério da Saúde avaliou de forma positiva os resultados que apontam avanço na vacinação e ressaltou que essa marca reflete que o cenário epidemiológico está equilibrado atualmente.

Segundo dados, a média móvel de óbitos sofreu queda de 91,7% desde o início da pandemia registrado abril.

Por fim, o MS informou que o país registrou em 24 horas, 12.301 casos de covid-19 e 293 óbitos devido às complicações da doença. No total o Brasil possui 612.144 de mortes por covid-19.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também