Viagora

Criação da Universidade do Delta do Parnaíba segue para sanção

A UFDPar será criada a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Piauí.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (20) o Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A matéria, aprovada na forma de um substitutivo do Senado, será enviada à sanção do presidente Michel Temer.

A UFDPar será integrada pelo campus de Parnaíba, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da UFPI alocados nesse campus. Além dos cargos já existentes, o projeto cria mais 221 cargos técnico-administrativos.

  • Foto: Reprodução/street viewCampus da UFPI em Parnaíba será desmembrado e integrado a UFDPar.Campus da UFPI em Parnaíba será desmembrado e integrado a UFDPar.

Apesar da previsão de criação dos cargos, cuja estimativa de impacto financeiro era, em 2016, de R$ 13,48 milhões anuais, seu efetivo provimento dependerá de autorização expressa na lei orçamentária.

Foi aprovada também a criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), oriunda da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Mais conteúdo sobre:

Câmara dos Deputados

Facebook
Veja também