Viagora

Cuidados com a Covid devem ser mantidos mesmo após 2ª vacina, diz Sesapi

Segundo o médico infectologista, José Noronha, após a segunda dose, as pessoas devem continuar se cuidando porque nenhuma vacina é 100% eficaz.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta que mesmo depois de concluir o ciclo de imunização com as duas doses da vacina contra Covid-19, é preciso manter a rotina de cuidados.

De acordo com o vacinômetro da Sesapi, o Piauí já atingiu a marca de 1.499.527 doses aplicadas da vacina contra o novo coronavírus. Já foram vacinados 769.903 piauienses com a primeira dose e 306.667 com a segunda.

  • Foto: DivulgaçãoVacina contra a Covid-19Vacina contra a Covid-19

O infectologista e diretor do Hospital Natan Portela, José Noronha, explica que a vacina traz alívio, mas que ainda não é possível relaxar nos cuidados. Ele ressaltou a importância de tomar a segunda dose para garantir um resultado positivo.

“A segunda dose é o reforço da primeira. Ela provoca um estímulo no sistema imunológico e garante taxas de sucesso maiores na proteção contra a doença. Devem ser aplicadas dentro do prazo estabelecido e observado também o tipo de imunizante usado”, explicou.

O médico alerta que, mesmo após a segunda dose, as pessoas devem continuar com o distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara, porque nenhuma vacina é 100% eficaz.

“Deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que boa parte da população esteja imunizada. Nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alertou.

Segundo o secretário de Saúde, Florentino Neto, o Piauí avança na vacinação e essas doses já aplicadas é fruto do esforço da Sesapi em conjunto com as secretarias municipais de saúde.

“Estamos avançando na vacinação dos piauienses e essas mais de um milhão de doses aplicadas é fruto dos esforços da Sesapi e das secretarias municipais de Saúde, que estão trabalhando incansavelmente para vacinar nosso povo”, destacou.

  • Foto: Ascom/SesapiSecretário de Estado da Saúde, Florentino NetoSecretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

Conforme os dados da Sesapi, o estado conta com 9,31% da população imunizada com as duas doses das vacinas e, 23,28% com a primeira.

Facebook
Veja também