Viagora

Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram o perfil dos candidatos em Uberaba, MG

Maioria dos candidatos a vereador tem idade entre 45 e 59 anos. 238 candidatos vão disputar 14 cadeiras no plenário da Câmara Municipal.

Homem, casado, empresário, com idade entre 45 e 59 anos e ensino superior é o perfil do candidato a vereador em Uberaba, no Triângulo Mineiro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para alguns eleitores, como o aposentado Valdivino Cordeiro, mais experiência é um fator importante na hora de escolher o candidato. "A experiência vale e conta muito na hora da escolha", lembrou.

Na cidade, dos 238 candidatos que vão disputar as 14 cadeiras no plenário da Câmara Municipal, os homens são maioria, sendo 164 contra 74 mulheres. Para a aposentada Cássia Afonso as mulheres precisam participar mais. "É pouco demais. As mulheres tem que dar uma virada total e participar mais", disse.

No quesito escolaridade, 25 candidatos não completaram o ensino fundamental, mas em compensação, 86 têm ensino superior completo. "É preciso ter estudo até para vagas como doméstica e babá. O político precisa estudar mais ainda, pois vai olhar pelas outras pessoas", disse a serviços gerais Vera Maria Fátima.

Para o cientista político René Bernardes, o conhecimento da prática política pode valer mais que o diploma. "A formação que todo é qualquer político deveria ter, mesmo que não tenha grau superior, é a do funcionamento da máquina pública. Do que cabe a ele e quais as funções que ele exerce. O que é um plano de governo e como é importante se realizar", completou o cientista político.

Segundo os dados do TSE, 46,2%, ou seja, 110 candidatos têm entre 45 e 59 anos. Apenas dois estão na faixa de 70 a 79 anos. E 2,9% ou sete candidatos têm entre 21 e 24 anos. "Eu acho que a idade não tem nada a ver, mas sim os princípios dele e o que ele vai fazer pela cidade", disse a estudante Ana Carolina Junqueira.

No entanto, o cenário político na cidade ainda pode mudar já que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem até o dia 5 de agosto para julgar irregularidades e verificar a documentação dos candidatos. A pouco mais de uma semana para vencer esta prazo em Uberaba, das 238 inscrições, 51 foram deferidas, ou seja, avaliadas e aprovadas. Os partidos terão um prazo para fazer substituições. "Até a véspera da eleição já houve no passado e as vezes ocorre muito a substituição de candidatos", afirmou o juiz eleitoral Fabiano Rubinger.

O professor universitário Márcio Adriano Oliveira Barros está atento aos perfis para escolher bem o candidato. Afinal, serão quatro anos de poder representando os interesses da comunidade. "O político precisa entender algo mais além do povo, ele precisa entender como as coisas funcionam, ele tem que ter a capacidade de discernir melhor e lutar pelos ideais e pelo que ele acredita", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Uber

Facebook
Veja também