Viagora

Daniel Oliveira fiscaliza reforma na Penitenciária de Picos

O investimento total da obra é calculado em R$2,8 milhões, segundo o setor de engenharia da Sejus.

A Secretaria de Justiça (Sejus) deu início neste mês à reforma da Penitenciária Regional José de Deus Barros, que fica localizada no município de Picos. Nessa segunda-feira (27) o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, e uma equipe técnica da Sejus acompanharam o andamento do processo de reforma. O investimento total da obra é calculado em R$ 2,8 milhões, segundo o setor de engenharia da Sejus.

De acordo com as informações da Sejus, as celas e pavilhões passarão por estruturação, incluindo reforços no piso com concreto e nas celas com chapas de ferro e novas grades. A cobertura da penitenciária e a área administrativa também devem ser reestruturadas. Já a parte hidráulica, elétrica (incluindo instalação de gerador de energia) e sanitária serão completamente refeitas. Serão instaladas cerca elétricas, telas na parte superior do pátio e impermeabilização de passarelas.

  • Foto: Divulgação/SejusSecretário de Justiça e equipe técnica da Sejus acompanham o andamento da obraSecretário de Justiça e equipe técnica da Sejus acompanham o andamento da obra

Segundo a Sejus, além de reforma, a penitenciária também está passando por obra de ampliação, com a construção de 12 novas celas. Com essa construção, a quantidade de vagas na unidade aumenta, passando de 144 vagas atualmente para 214 após a reforma.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, informou que a reforma está sendo viabilizada por meio do Plano de Modernização do Sistema Prisional, que deve contemplar a reforma de unidades penais e construções de novos presídios.

“Essa obra vai garantir mais segurança para os nossos servidores e na custódia dos detentos, permitindo, também, a plena execução dos projetos de ressocialização. Quando reforçamos a segurança, o processo de ressocialização acontece de forma mais eficaz e eficiente”, pontua Oliveira.

  • Foto: Divulgação/SejusObras em andamento na Penitenciária José de Deus Barros em PicosObras em andamento na Penitenciária José de Deus Barros em Picos

A juíza da 5ª Vara Criminal de Picos, Nilcimar Carvalho, vê a ampliação como na melhoria da condição da pessoa privada de liberdade e que a diminuição de superlotação melhora os resultados em termos sociais.

Durante a visita, o secretário também fez a entrega solene da nova viatura da penitenciária, modelo furgão, que deve realizar o transporte de presos e agentes penitenciários.

Facebook
Veja também