Viagora

Datafolha revela que Lula lidera intenção de voto em 2018

Dados apurados pelo instituto também registrou Bolsonaro e Marina em segundo lugar.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste domingo (30) pelo jornal F. de São Paulo, demonstra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a intenção de votos do brasileiro. A ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do Rede e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) disputam o segundo lugar na corrida presidencial. O Datafolha ouviu 2.781 pessoas em 172 cidades, entre os dias 26 e 27 de abril.

  • Foto: ReproduçãoEx-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaSegundo Datafolha, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera intenções de voto em 2018.

Na pesquisa há seis situações, dos quais Lula lidera em todas com percentuais de 29% a 31%. Já Bolsonaro detém entre 11% e 16%, competindo com Marina pelo segundo lugar. Essa têm entre 11% e 25% chegaria a ganhar em duas simulações. No PSDB, Aécio Neves e Geraldo Alckmin perderam espaço por causa das acusações de propina e corrupção. Este tem apenas 8% contra 26% em pesquisa feita em dezembro de 2015. Alckmin tem 6%, ao passo que no balanço anterior detinha 14%.

O presidente Michel Temer registrou 2% das intenções de voto nos cenários onde aparece e têm a maior rejeição entre a população (65%). Lula vem em segundo lugar, com 45%. Aécio 44%, Alckmin com 28%, Bolsonaro com 23% e Marina com 21%. Já o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) e o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Sergio Moro, registram 16%.

Dória aparece pela primeira vez na pesquisa do Datafolha. Ele tem o melhor desempenho entre os possíveis candidatos pelo PSDB, registrando entre 5% e 11% dos votos. O juiz Sérgio Moro, que aparece em dois cenários, estaria em quarto lugar, atrás de Lula, Marina e Bolsonaro, mas, acima dos membros do PSDB.

Quanto ao segundo turno, a simulações demonstraram vitória de Lula sobre Aécio (43% a 27%), Alckmin (43% a 29%), Bolsonaro (43% a 31%) e Dória (43% a 32%). O petista perderia apenas para Marina Silva (41% a 38%) e contra Moro (42% a 40%), onde haveria um empate técnico, mas com vantagem numérica para o juiz federal.

Facebook
Veja também