Viagora

Decreto proíbe funcionamento do comércio por seis dias no Piauí

As novas medidas assinadas por Wellington Dias valem até o dia 4 de abril, com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19 no estado.

Nessa sexta-feira (26), o governador Wellington Dias assinou o Decreto N.º 19.550 que define medidas restritivas sobre o funcionamento de atividades econômicas no Estado do Piauí.

O documento soma-se a outros publicados durante esta semana, como a antecipação de feriados, com o objetivo de reduzir a transmissão da Covid-19

  • Foto: Luís Marcos/ViagoraComércio FechadoComércio fechado.

Segundo o decreto, o funcionamento das atividades econômicas, como o comércio e em geral, além de bares, restaurantes e similares, está autorizado a funcionar na segunda-feira (29), desde que não gerem aglomerações.

A partir de terça-feira (30), até o próximo domingo de Páscoa (4), tais estabelecimentos devem permanecer fechados, com algumas exceções.

O comércio pode funcionar até às 17h ou até às 19h nos locais onde o município permita a abertura, desde que não ultrapasse nove horas de funcionamento. Nos shoppings, as lojas poderão abrir de 12h às 20h. Bares, restaurantes, trailers e lanchonetes também podem funcionar até às 20h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração.

Na segunda-feira (29), ficarão suspensos eventos culturais, esportivos e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto.

Todas as atividades econômico-sociais ficam suspensas a partir de 20h00 desta segunda-feira até o dia 4 de abril, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais, mercearias, supermercados, padarias e afins, farmácias, oficinas mecânicas e borracharias. 

Também poderão funcionar neste período lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes), proibida a venda de bebidas alcoólicas. Postos de combustíveis também poderão funcionar, mas precisarão fechar às 20h.

Facebook
Veja também