Viagora

Defesa Civil alerta para risco de inundação em municípios do Piauí

A previsão meteorológica indica a tendência de continuidade de elevação do nível dos rios Parnaíba, Longá, Igaraçu e afluentes.

A Defesa Civil do Piauí recebeu alerta de alto risco de inundação nos municípios de Porto, Buriti dos Lopes, Parnaíba e Ilha Grande devido ao acúmulo de água da chuva.

A previsão meteorológica indica a tendência de continuidade de elevação do nível dos rios Parnaíba, Longá, Igaraçu e afluentes, somada à previsão de continuidade de chuva na região Norte do estado.

“Estamos em contato permanente com as defesas civis municipais e acionamos as ferramentas que dispomos, caso haja necessidade de auxílio ou intervenção por parte do governo do estado”, disse o secretário de estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.

O nível do Rio Parnaíba em Porto encontra-se em 684m, com elevação de 0,02m/h segundo a Estação Fluviométrica Coelho Neto. Estima-se que 1162 pessoas, em 288 moradias, estejam expostas ao risco no município. Na cidade de Buriti dos Montes, o Parnaíba registra um nível de 5,78m, tendo ultrapassado a cota de inundação e continua em elevação. A projeção é de que 2.400 pessoas, em 600 moradias, estejam sob risco na cidade.

Na cidade de Parnaíba, a previsão é que a chuva continue com pancadas e os dados atentam para a necessidade de uma atenção especial à população ribeirinha já que se estima que 3.124 pessoas em 776 moradias estejam expostas ao risco alertado.

Mais conteúdo sobre:

Secretaria de Estado da Defesa Civil

Facebook
Veja também