Viagora

Defesa Civil inicia pagamento dos carros-pipas que abastecem população castigada pela seca no Piauí

Já são contabilizados ao todo 155 municípios reconhecidos pelo Governo Federal que decretaram situação de Emergência.

A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí iniciou nesta quarta-feira (1º) o pagamento dos carros-pipa que estão fazendo o atendimento à população castigada pela seca. Já são contabilizados ao todo 155 municípios reconhecidos pelo Governo Federal que decretaram situação de Emergência no Estado. Estima-se que a população atingida pela seca já atinja mais de 1 milhão de pessoas, distribuídas em todo o Piauí, mas com maior incidência na região do Semiárido.

Segundo o diretor de Unidade de Defesa Civil, Jerry Herber, até o momento foram contratados 200 carros-pipas, mas o número tende a crescer em virtude do agravamento previsto para os próximos meses.

“Para os próximos meses acreditamos que mais carros-pipas deverão ser contratados em virtude das altas temperaturas previstas e a seca nos municípios do Semiárido piauiense. Diante disso, a Secretaria já está disponibilizando o cadastro de reserva para a contratação de caminhões-pipa. Quem possuir carro-pipa, já equipado, pode procurar a secretaria, levando fotos e documentação do veículo”, explicou.

Jerry Herber também informou que o órgão também intensifica as fiscalizações para que não haja uso político da água nas campanhas eleitorais do Estado.

Baixa umidade

A Secretaria Nacional de Defesa Civil alertou que nos próximos dias a umidade do ar estará baixa podendo chegar a 20% no centro-sul do Piauí. Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.
Facebook
Veja também