Piauí

Defesa Civil orienta como evitar queimadas na zona rural de Teresina

Conforme o Corpo de Bombeiros, foi reforçada a importância de não usar o fogo como agente de limpeza em qualquer que seja o local como, por exemplo, para renovar a pastagem.
22/11/2021 13h21 - atualizado

A Defesa Civil Municipal do Piauí (SEMDEF), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), promoveram uma ação educativa no Assentamento 17 de abril, localizado na Chapadinha Sul, zona rural de Teresina, nesse domingo (21).

A ação tem como objetivo promover a conscientização e prevenção sobre queimadas, e foi ministrada pelo bombeiro civil, Érico Nunes, com apoio do Núcleo de Educação Ambiental da SEMAM, onde foi reforçada a importância de não usar o fogo como agente de limpeza em qualquer que seja o local como, por exemplo, para renovar a pastagem.

“Entre os principais fatores que contribuem para a incidência de queimadas estão a queima de lixo, bitucas de cigarro no chão, e descarte incorreto de garrafas, por exemplo, que quando descartadas em vegetação seca, passa pelo processo de combustão ocasionando o fogo”, destacou o instrutor.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaAção educativa realizada pelo Corpo de BombeirosAção educativa realizada pelo Corpo de Bombeiros

Na oportunidade, a secretária da Meio Ambiente, Elisabeth Sá e o secretário da Defesa, Civil Carlos Ribeiro, destacaram que, mesmo com as chuvas ocorrentes nos últimos meses, a população deve ficar alerta quanto às queimadas e distribuíram kits de Equipamentos de Proteção Individual – EPI para ajuda-los em casos de queimadas.

Em caso de ocorrências, a população pode colaborar informando os possíveis focos, através do telefone da Defesa Civil 199 (ligação gratuita) ou pelo (86) 3223-7366.

Mais na Web