Viagora

Deficiência no atendimento à saúde domina debate entre os candidatos a prefeito de Picos

A precariedade do atendimento à saúde foi o tema mais explorado pelos candidatos da oposição Kléber Eulálio (PMDB) e Gleuton Portela (PRTB).

Embora temas como meio-ambiente, educação, agricultura, esporte e educação tenham entrado em pauta, as deficiências no atendimento à saúde foi o assunto que dominou o debate entre os candidatos a prefeito de Picos realizado na tarde desta sexta-feira, 17 de agosto, pela Rádio Cultura FM.

Mediado pelo jornalista Erivan Lima o debate contou com a participação dos três candidatos a prefeito de Picos. Os deputados Kléber Eulálio (PMDB) e Belê Medeiros (PSB) e o advogado criminalista Gleuton Portela (PRTB). Teve início às 13h20 e terminou às 15h20.

Imagem: ReproduçãoCandidatos a prefeito de Picos participam de debate(Imagem:Reprodução)Candidatos a prefeito de Picos participam de debate

Durante as duas horas e dez minutos de debate, o tema em destaque foi à saúde. Os dois candidatos da oposição, Kléber Eulálio e Gleuton Portela, exploraram a deficiência no atendimento à população, que, segundo eles, sofre nas filas em busca de marcar um exame e com a limitação de consultas nas unidades do PSF.

As críticas de Kléber Eulálio e Gleuton Portela eram direcionadas a candidata Belê Medeiros (PSB), ex-secretária municipal de Saúde e responsabilizada diretamente pelos dois adversários pela deficiência no setor.

Imagem: ReproduçãoCandidato Kkéber Eulálio (PMDB)(Imagem:Reprodução)Candidato Kkéber Eulálio (PMDB)

“A população não está satisfeita! Se o número de atendimentos é limitado algo está errado. O cidadão chega à tarde, à noite e amanhece na fila para ser atendido. Limitar em 15 o número de atendimento nos postos de saúde e quando passa disso mandar para morrer à míngua no Hospital Regional não está certo e acredito que isso não deva permanecer”, frisou Gleuton Portela.

Ele disse ainda que a administração de Belê Medeiros à frente da Secretaria Municipal da Saúde deixou muito as desejar e o mesmo vem acontecendo com a atual gestora Maninha, irmã da deputada e candidata a prefeita pela situação.

Imagem: ReproduçãoCandidato Gleuton Portela (PRTB)(Imagem:Reprodução)Candidato Gleuton Portela (PRTB)

Já o deputado Kléber Eulálio foi mais além e disse que a saúde em Picos é um caos, um desastre, uma calamidade, está numa situação caótica. “A saúde de Picos vai de mal a pior e um dos motivos para isso é má gestão”, alfinetou.

O parlamentar acrescentou ainda ter conhecimento de uma auditoria do Denasus onde foram encontradas 14 falhas graves na gestão da saúde de Picos, incluindo a não realização de licitações. “Portanto, em minha opinião, a Saúde de Picos está na UTI”, afirmou.

Imagem: ReproduçãoCandidata Belê Medeiros (PSB)(Imagem:Reprodução)Candidata Belê Medeiros (PSB)

Belê responde

Diante das denúncias a candidata Belê Medeiros apontou números que colocam a saúde de Picos em posição de destaque no país. Segundo ela, o município tem uma média de 5,69 do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), enquanto o Brasil tem media de 5,47 e o Piauí média de 5,4.

IDSUS é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

Imagem: ReproduçãoSimpatizantes dos três candidatos acompanham o debate(Imagem:Reprodução)Simpatizantes dos três candidatos acompanham o debate

“O índice alcançado pela saúde de Picos mostra um resultado totalmente diferente do quadro apresentado por nossos adversários, por isso estamos convicta de estarmos no caminho certo e, a partir de 1º de janeiro quando prefeita vamos aperfeiçoar e melhorar ainda mais o atendimento à população”, garantiu Belê Medeiros.

Facebook
Veja também