Viagora

Deputado Fábio Novo critica ordem de Moro contra soltura de Lula

O parlamentar falou sobre a manifestação do juiz federal para que não fosse cumprido o habeas corpus que soltaria o ex-presidente.

O deputado estadual Fábio Novo (PT-PI) criticou a ordem do juiz federal Sérgio Moro para que não fosse cumprido o habeas corpus expedido ontem (08) para conceder a liberdade do ex-presidente Lula, preso desde abril. Em publicações desse domingo em uma rede social, Fábio Novo chama Moro de “coronel da República de Curitiba”. Após vários posicionamentos a favor da manutenção da prisão, o parlamentar diz que atualmente há “um complô dentro do poder judiciário”.

  • Foto: Facebook/Fábio NovoSecretário de Cultura, Fábio Novo.Deputado Fábio Novo.

“A manifestação de Moro - minutos após a decisão - só clarifica ódio, parcialidade e o seu papel. Sempre disse que Moro serve a outros interesses. Suas viagens constantes aos EUA é um forte indício do seu papel chave em manter Lula preso, pois os que estão no poder, se aproveitaram da Copa para seguir vendendo o patrimônio nacional”, escreveu Fábio Novo.

  • Foto: Divulgação/Site LulaSérgio Moro não continuará investigando Lula e Cunha em quatro processos relacionados à Odebrecht.Juiz Sérgio Moro.

O deputado petista falou sobre as férias do juiz Sérgio Moro e sobre o fato de o habeas corpus do ex-presidente ter sido concedido pelo desembargador Rogério Favreto, que estava de plantão no domingo.

“Mesmo em terras Lusitanas, Moro que deveria curtir o fado, a brisa, o vinho português, suas vacaciones, não consegue se desvencilhar da paranoia que cultivou contra Lula. Ao arrepio da lei, ordena que a Polícia Federal, desconsiderasse uma decisão de quem estava regularmente no seu horário de expediente, cumprindo com o seu papel. Isso é grave! Precisa ser apurado”, disse.

“Na nossa legislação existe a figura dos juízes plantonistas. Eles são acionados para responder nos finais de semana e nos feriados. O que fez o desembargador, Rogerio Favreto? Analisou, dentro do seu plantão um pedido de Habeas Corpus”, explicou o deputado.

Fábio Novo diz, ainda, que o juiz Sérgio Moro deveria estar preso e fala de fatos acontecidos na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. “Em um país sério, onde a justiça busca a aplicação da lei, sem corporativismo, o juiz Moro já estaria preso! E teria sido preso, quando ao arrepio da lei, mandou grampear e vazar ilegalmente áudios de uma Presidente da República – que não respondia a nenhum processo – com intuito tão somente de criar comoção e favorecer o impeachment de Dilma”, pontuou.

Wellington Dias se manifesta

O governador do Piauí Wellington Dias também se posicionou sobre o caso e chamou Moro de "militante anti-Lula. Ele fez comparação sobre execução de penas com criminosos do estado do Cearpá. "Ele (Lula) foi detido como preso provisório, sem condenação definitiva. Quantos estão respondendo em liberdade? Veja que os narcotraficantes que mataram e incendiaram Fortaleza, foram soltos, respondem em liberdade. E o Lula querem preso. A maior ameaça que o Lula causa é vencer as eleições de 2018 pela força do povo. É isto que está em jogo", opinou.

Posição da PGR

Em documento encaminhado na noite de ontem ao Superior Tribunal de Justiça, a Procuradoria-Geral da República defende a competência da Corte para apreciar o pedido de soltura de Lula. No pedido feito, o procurador-geral da República em exercício no plantão, o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, defendeu que o desembargador federal plantonista não tem atribuição para expedir liminar em HC contra decisão colegiada do próprio TRF4, pois esta atribuição é do STJ.

Facebook
Veja também