Viagora

Deputado Themístocles Filho discute instalação de campus da UFPI em Esperantina

A implantação de um pólo da Universidade Federal do Piauí é um sonho antigo dos estudantes esperantinenses.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho(PMDB), viajou na última quinta (20) para Esperantina. Ele discutiu a transformação da escola Estado da Paraíba em um campus da Universidade Federal do Piauí, bem como as demandas dos cursos a serem implantados pela instituição no município.

Além da visita ao local onde se avalia a possibilidade de instalação de um campus da UFPI, Themístocles Filho participou de uma reunião, às 10h30, no Plenário da Câmara Municipal para discutir a proposta. "As discussões sobre o benefício educacional na cidade é resultado de uma articulação que vem sendo feita já há algum tempo entre a Assembleia Legislativa e a UFPI, através do reitor José Arimatéia Dantas Lopes. Inclusive, tivemos uma reunião no início deste mês", comentou Themístocles Filho.
Imagem: DivulgaçãoThemístocles Filho(Imagem:Divulgação)Themístocles Filho

A implantação de um pólo da Universidade Federal do Piauí é um sonho antigo dos estudantes esperantinenses. O deputado Themístocles Filho afirma que há vários anos vem lutando para trazer o benefício para o município. “Não é fácil, pois a Universidade Federal só está no interior nas cidade de: Picos, Floriano e Parnaíba. Nós estamos articulando com a UFPI, através do reitor, que coloque um campus na cidade de Esperantina”, frisou Themístocles.

O pólo deverá beneficiar 13 municípios da região norte do Estado e mais seis municípios maranhenses. “É importante a participação do prefeito, da juventude e dos professores para mostrar que essa região concentra mais de 200 mil habitantes. O campus da universidade não é só para a cidade de Esperantina, mas também para toda esta região, pois geograficamente Esperantina é uma cidade que está central. Então, é importante a localização pela centralização do município, que fica bem próximo de Batalha e outros. Esta implantação facilitará os estudos de diversos alunos que moram próximo do município”, finalizou o deputado.
Mais conteúdo sobre:

Themístocles Filho

Facebook
Veja também