Viagora

Deputado Themistocles Filho interrompe sessão para falar sobre perda de vagas na Alepi

"A bancada já é pequena e pode ficar ainda menor, caso a ação do Estado do Amazonas propõe", afirmou Themístocles Filho.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB), suspendeu a sessão ordinária desta segunda-feira (8) por dez minutos e convocou os deputados presentes para uma reunião de urgência no gabinete da presidência. A reunião teve como objetivo discutir a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia, que vai colocar em pauta na sessão do TSE, na quarta-feira (10), a PET 95457, de autoria da Assembleia Legislativa do Amazonas, que pede a redefinição do número de parlamentares nas bancadas na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas dos Estados. O deputado federal Hugo Napoleão (PSD), que visitou hoje a Assembleia esteve no plenário e conversou cm os deputados sobre o assunto.
Imagem: DivulgaçãoThemístocles Filho (Imagem:Divulgação)Themístocles Filho

"A bancada já é pequena e pode ficar ainda menor, caso a ação do Estado do Amazonas propõe", afirmou Themístocles Filho.

Na semana passada, uma reunião fechada, ocorrida no gabinete da ministra, no Supremo Tribunal Federal (STF), com integrantes da bancada federal, a ministra avisou que colocaria a matéria na pauta desta semana. Pela proposta defendida pelo Amazonas, o Piauí vai perder uma vaga na Câmara Federal e três na Assembléia Legislativa.

O argumento da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas é consistente, segundo a avaliação dos deputados federais. Além do Piauí, podem perder vagas na Câmara os estados do Rio de Janeiro, Paraíba (duas vagas), Pernambuco, Rio Grande Sul, Paraná e Maranhão (uma vaga). Já os estados que podem aumentar as suas bancadas na Câmara são Pará (três vagas), Minas Gerais (duas vagas) Bahia, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas (uma vaga).
Facebook
Veja também