Viagora

Deputados encontram irregularidades em campus da UESPI no Dirceu

Os deputados Teresa Britto (PV) e Gustavo Neiva (PSB) percorreram as dependências da instituição e constataram uma série de irregularidades no campus.

Nesta terça-feira, 1º de outubro, a deputada Teresa Britto (PV), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), juntamente com o deputado Gustavo Neiva (PSB), vistoriou o campus Clóvis Moura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizado no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina.

Os parlamentares percorreram as dependências da instituição e constataram uma série de irregularidades no campus.

  • Foto: Divulgação/AscomTeresa Britto e Gustavo Neiva inspecionaram o campus Clóvis Moura da UESPI.Teresa Britto e Gustavo Neiva inspecionaram o campus Clóvis Moura da UESPI.

Dentre os principais problemas constatados estão o atraso de três meses dos salários dos servidores terceirizados, a falta de equipamentos e de limpeza, atraso no pagamento de bolsas de estudo e no repasse de custeio do campus, além de outros problemas estruturais.

Na oportunidade, os deputados garantiram a destinação de emendas parlamentares para o campus Clóvis Moura. “O deputado Gustavo Neiva e eu vamos destinar R$ 100 mil por ano para a UESPI do Dirceu. Isso representa uma ajuda de R$ 800 mil ao longo de quatro anos. Mas vamos analisar com os demais parlamentares uma emenda de bancada para auxiliar as demandas da UESPI”, disse Teresa Britto.

  • Foto: Divulgação/AscomProblemas de limpeza e estrutura foram constatados pelos parlamentares na UESPI.Problemas de limpeza e estrutura foram constatados pelos parlamentares na UESPI.

A questão da autonomia financeira da UESPI também foi levantada durante a visita da Comissão. “A UESPI é um patrimônio do Estado. Os estudantes e um grupo de professores estão fazendo o máximo para salvar a instituição. Mas entendemos que a autonomia da universidade é o principal desafio que temos no momento. A UESPI precisa de um orçamento independente, para que os recursos possam ser destinados da forma correta", finalizou a parlamentar.

Facebook
Veja também