Viagora

Desfile do 7 de Setembro reúne mais de 30 mil pessoas em Teresina

O evento aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco, na zona Norte da cidade, e reuniu diversas autoridades do estado do Piauí.

O desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da independência do Brasil foi o primeiro programa do feriado para milhares de teresinenses. Pela estimativa da PM, 30 mil pessoas compareceram. O evento, na Avenida Marechal Castelo Branco, reuniu autoridades de todos os poderes. A vice-governadora Regina Sousa, representando o executivo estadual, recebeu das mãos de militares do Exército Brasileiro, a tocha que acendeu o fogo simbólico que representa o civismo e o patriotismo. Regina citou a escritora Cecília Meirelles para ilustrar o sentimento que envolve a data.

“Liberdade: essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique. Precisamos sempre buscar motivos para lutar pela liberdade”, resumiu a vice-governadora.

  • Foto: Divulgação/CCOMA vice-governadora Regina Sousa e secretários estaduais estiveram presentes no evento cívico.A vice-governadora Regina Sousa e secretários do Estado estiveram presentes no evento cívico.

O grupo interdisciplinar do Centro Estadual de Equoterapia da Policia Militar do Piauí abriu o desfile. O projeto Mirim Cidadão veio em seguida, trazendo crianças e adolescentes de todas as partes da capital e de municípios do interior do Piauí. O trabalho envolve menores em situação de vulnerabilidade social e visa a boa formação do caráter. Os recursos para manutenção são do Tesouro Estadual.

“Esperei, ansiosamente, esse dia. Muito feliz por representar minha escola” disse Evelyn, 12, aluna do Mirim Cidadão sediado no Cincacre (Vila Irmã Dulce), desfilando pela primeira vez.

“Uma criança que desfila numa data como essa desenvolve um sentimento muito maior pelas tradições do nosso país. O 7 de Setembro simboliza uma luta importante e a participação precisa ser estimulada”, ressaltou o secretário de Segurança, Fábio Abreu. 
Escolas públicas e privadas, grêmios estudantis, maçons, igrejas, associações com atuação em diversas áreas, passaram pela avenida. Cerca de 5 mil pessoas desfilaram. O ponto alto, mais uma vez, foi o desfile das forças de segurança. As tropas do Exército iniciaram, seguidas pela PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Teresina, Strans.

“Comemoramos nossa história, independência e soberania. Todos nós, brasileiros, precisamos nos orgulhar desse momento”, declarou o comandante geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho.

Kenuze de Sousa, recepcionista, vestiu uma farda verde-oliva no filho mais novo, Francisco Aislan, e acompanhou atentamente a passagem dos grupos, especialmente o da RONE, onde estava a filha de 12 anos.

“Orgulhosa por minha filha participar. Ela precisa entender que vale a pena lutar pelo Brasil”, pontuou a recepcionista. 
A família piauiense esteve representada nas arquibancadas, o longo de todo percurso e nas apresentações. O cabo da Policia Militar do Piauí, Weldel Leal, desfilou com o filho Wendel Leal, 16, aluno da Escola Militar em Teresina.

“Há 10 anos fazemos isso juntos. Me espelho no meu pai e no futuro seguirei a carreira militar”, declara o adolescente.

“É uma grande emoção pra mim e pra toda a família”, resumiu o pai, que cultiva a tradição para desenvolver o sentimento patriótico em Wendel. A lembrança da luta pela independência da nação, sai fortalecida mais uma vez.

Facebook
Veja também