Viagora

Detecção de câncer de mama poderá ser feita através do SUS

A lei atual já assegura esse serviço a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, mas a autora da proposta diz que o exame não é adequado nem suficiente.

O Projeto de Lei 7354/17 do Senado Federal que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a assegurar a realização de ultrassonografia mamária em mulheres foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. A indicação para a ultrassonografia dependerá da avaliação do médico assistente.

A ultrassonografia será realizada em mulheres jovens com elevado risco de câncer de mama ou que não possam ser expostas à radiação; em mulheres na faixa de 40 a 49 anos de idade; ou com alta densidade mamária.

  • Foto: Billy Boss/Câmara dos DeputadosRelatora da proposta, deputada Dâmina Pereira (PSL-MG).Relatora da proposta, deputada Dâmina Pereira (PSL-MG).

A lei atual já assegura a realização de mamografia a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, mas, conforme a autora da proposta, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), na presença de tecido mamário denso, o exame não se mostra adequado, nem suficiente para o diagnóstico do câncer de mama.

A relatora do Projeto, deputada Dâmina Pereira (PSL-MG), comentou que “todo o arsenal para diagnóstico deve estar disponível com rapidez para as mulheres com suspeita de câncer de mama”. “A despeito de existirem protocolos para padronizar condutas, muitas vezes o acesso aos exames é bastante difícil”, completou. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, por outras duas comissões.

Mais conteúdo sobre:

Câmara dos Deputados

Facebook
Veja também