Viagora

Detran orienta condutores que vão viajar no Carnaval

O Detran já informou que vai aumentar o números de blitzen da Lei Seca no período de Carnaval e pós-carnaval.

Com o feriado prolongado de Carnaval, o fluxo de veículos nas rodovias estaduais e federais aumentam, pensando nisso o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí divulgou dicas para evitar problemas durante as viagens.

Além da documenta do veículo que deve estar em dia, a diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), Jeovanna Moura, deu dicas de segurança no trânsito. “O condutor deve obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres”, orientou.

  • Foto: AscomDetran faz alerta a motoristasDetran faz alerta a motoristas

Outro alerta é para os cintos de segurança que devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo, inclusive para os passageiros que vão no banco detrás. E quem vai viajar com crianças deve se lembrar das cadeirinhas infantis. Ao dirigir, o motorista deve ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro da validade e em situação regular, e o licenciamento, já que são documentos de porte obrigatório.

A manutenção do veículo também é fundamental para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. Antes de pegar a estrada, o motorista deve checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel e conferir se as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização.

Bebida e Direção

“O condutor jamais pode ingerir bebida alcoólica e dirigir e a melhor forma é ficar sem beber, ser o motorista da vez ou ir de táxi com os amigos”, alertou Jeovanna Moura, falando sobre o risco comprovado de bebida alcoólica associada à direção.

“Muitas são as consequências ruins dessa combinação, inclusive a morte de pessoas que não têm nada a ver com aquela situação e está aproveitando a festa com tranquilidade e acaba perdendo a vida por irresponsabilidade dos demais. É importante lembrar que o trânsito é de todos, para todos, cada um respeitando o espaço do outro e todos respeitando as leis de trânsito. Com isso, teremos uma festa sem excessos”, finalizou.

O Detran já informou que vai aumentar o números de blitzen da Lei Seca no período de Carnaval e pós-carnaval, com o objetivo de conscientizar os motoristas e evitar acidentes devido a embriaguez ao volante.

Mais conteúdo sobre:

Detran-PI

Facebook
Veja também