Viagora

DHPP prende quatro suspeitos de feminicídio na cidade de Teresina

Na ação, cinco prisões foram efetuadas, sendo quatro de cumprimentos de mandados, e outra por receptação de veículo.

No início da manhã desta quarta-feira (23), equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagraram a operação ‘’Dandara dos Palmares’’, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e apreensão contra suspeitos de feminicídio, em Teresina. Na ação, cinco prisões foram efetuadas, sendo quatro de cumprimentos de mandados, e outra por receptação de veículo.

De acordo com informações do Departamento de Homicídios, a operaçaõ tem como intuito cumprir 10 mandados de prisão na capital.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraDelegana Nayana PazDelegana Nayana Paz

AoViagora, a delegada Naiana Paz, responsável por coordenar a delegacia de feminicídio do DHPP, informou que todos os crimes aconteceram no município, mais especificamente, nas zonas sul e norte.

‘’Todos os crimes são de Teresina. As prisões se deram, mais especificamente, na zona norte e zona sul da capital. Os mandatos de busca também foram compridos na zona norte e zona sul. É importante pontuar também que essas ações de comprimento de mandatos, aconteceram de forma recorrente no plano investigativo com apoio do DHPP, tento em vista que temos muitas investigações em andamento’’, explica.

Ainda de acordo com a delegada, um dos acusados de feminicídio, durante a operação, estava em posse de drogas, sendo preso em flagrante pelos policiais. O individuo responderá pelo crime e também por tráfico de entorpecentes. ''Foram realizadas 5 prisões. Um dos acusados de feminicidio, estava com drogas, então demos o cumprimento do mandato. Além de feminicidio ele também responderá por tráfico", disse.

A delegada ressalta que todos os mandatos são relativos a crimes contra a mulher. ‘’É importante dizer que esses mandatos são todos relativos aos crimes de feminicídio. Um deles a vítima estava grávida e foi morta, tendo o feto retirado. Pra nós, esse crime apresenta uma maior gravidade, já que foram duas vítimas, mãe e feto. E também houve essa ocultação de cadáver, tendo em vista que o feto não foi encontrado".

Durante a ação, os policiais do DHPP também recuperaram uma motocicleta e realizaram a apreensão de uma quantidade de drogas.

Os suspeitos foram encaminhados para a sede do Departamento de Homicídios para os procedimentos iniciais e serão transferidos para o sistema prisional de Teresina. As equipes seguem em busca para localizar outros suspeitos.

O nome da operação foi escolhido para homenagear a mulher de Zumbi dos Palmares, pois Dandara foi sinal de resistência feminina contra a escravidão. Segundo a delegada, nos dias atuais ela é um sinal de resistência as causas das mulheres, questões de gênero e machismo.

Facebook
Veja também