Viagora

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação será no sábado em Teresina

A abertura será às 8h na UBS Leônidas Antônio Deolindo, no bairro Saci, zona sul da capital, com a presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

Neste sábado (16), acontece em todo Brasil o dia ‘D’ da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de vacinação da criança e do adolescente. A cidade de Teresina foi escolhida pelo Ministério da Saúde para sediar a abertura, e 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estrão abertas para receber esse público.

A abertura será às 8h na UBS Leônidas Antônio Deolindo, no bairro Saci, zona sul da capital, com a presença do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

De acordo com a Fundação Municipal (FMS), a campanha teve inicio no dia primeiro de outubro, e tem por objetivo regularizar a situação vacinal de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Para isso, as salas do munícipio estão oferecendo as vacinas de rotina, com o intuito de resgatar a população não imunizada, ou com esquemas incompletos, visando uma melhor cobertura vacinal.

A diretora técnica da Diretoria de Atenção Básica, Ayla Calixto, convida todas as crianças e adolescentes com menos de 15 anos, que não tomaram a vacina, ou que estejam com alguma atrasada, para comparecer a uma das salas de imunização. A diretora ainda reforça que o público alvo deve levar o cartão de vacina.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, explica que doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção coletiva passa a não ser alcançada.

Postos de Vacinação para atualização da caderneta: (8h às 17h)

Zona Sul: UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci), UBS Maria De Jesus Carvalho, UBS Cristo Rei, UBS Dr. Francílio Ribeiro De Almeida, bairro Angelim, UBS Cecy Fortes UBS Santa Maria Da Codipi, UBS Buenos Aires, UBS Dr. Marcos Guedes, UBS Dr. Antônio Noronha.

Zona Leste: UBS Vila Bandeirante, UBS Dr. Américo De Melo Castelo Branco, UBS Piçarreira, UBS Maria Dulce Da Cunha Sena (São João), UBS Mama Mia.     

Zona Sudeste: UBS N. Senhora Da Guia, UBS Pe. Mário Roche, UBS Alto Da Ressurreição, UBS Dr. Reginaldo M. Castro e UBS Dr. Helvídio Ferraz.

Zona Norte: UBS Cecy Fortes, UBS Santa Maria Da Codipi, UBS Buenos Aires, UBS Dr. Marcos Guedes e UBS Dr. Antônio Noronha.

Facebook
Veja também