Viagora

Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado (13)

A ação tem como objetivo vacinar todas o público-alvo e divulgar sua importância.

O Dia D Nacional de mobilização da 19ª Campanha de Vacinação contra Influenza acontecerá neste sábado (13). A abertura da atividade será às 8h, na Unidade Básica de Saúde Cidade Verde, localizada ns rua Lucídio Freitas, bairro Matinha, zona norte de Teresina. A ação tem como objetivo vacinar o maior número possível de pessoas e demonstrar para a população a importância da imunização contra os vírus da gripe.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaApenas 17,07% das mulheres grávidas se vacinaram contra a gripe.Apenas 17,07% das mulheres grávidas se vacinaram contra a gripe.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) citou que os grupos mais vulneráveis têm as maiores taxas de mortalidade pela doença. “Em populações não vacinadas, a maioria das mortes por influenza sazonal é registrada em idosos. Entretanto, as taxas de hospitalizações em crianças menores de cinco anos são tão elevadas quanto às observadas no grupo de idosos” Informa a diretora. 

Em adultos a maioria das complicações e mortes ocorre em pessoas portadoras de doenças de base. Nas crianças menores de cinco anos de idade, as maioria das hospitalizações e quase metade das mortes ocorrem em crianças previamente saudáveis, particularmente, no grupo menor de dois anos de idade.

Na camapanha, o público alvo são a gestantes, maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescente e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores.

A meta em Teresina é vacinar 10.447 gestantes, 20.901 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 18.590 trabalhadores da saúde, 1.718 puérperas, 70.401 idosos e 21.439 comorbidades, totalizando  A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), 37.647 pessoas tomaram a vacina da gripe em Teresina. A meta é vacinar 152.342 pessoas. A campanha segue até o dia 26 de maio e as doses da vacina estão disponíveis em 104 pontos em unidades de saúde em toda a cidade.

Facebook
Veja também