Viagora

Dia Mundial da Não Violência é promovida pelo Detran do Piauí

A ação, que será realizada das 7h30 às 9h30, conta com a parceria dos órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito.

Para pedir paz, paciência e prudência no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), realiza, na sexta-feira (29), uma blitz educativa no cruzamento da avenida Frei Serafim com a Miguel Rosa, pelo Dia Mundial da Não Violência. A ação, que será realizada das 7h30 às 9h30, conta com a parceria dos órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito.

“O trânsito produz violência quando o motorista dirige com imprudência ou desrespeitando as leis de trânsito. Entendemos que a formação do motorista e fiscalização contribuem bastante para reduzir o número de acidentes e este será um momento de reflexão que nos recordará que acidentes podem ser evitados”, explicou o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão.

De acordo com Zulmirene Sousa, gerente da EPT, a mobilização tem como objetivo pedir a paz no trânsito, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o papel que cada um desempenha neste ambiente e qual o comportamento seguro. “O Dia Mundial da Não Violência representa uma postura que deve ser assumida por todos, seja em casa, na escola, na rua e, principalmente no trânsito”, pontua.

Dados do relatório da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), no primeiro semestre de 2015 foram registrados em Teresina 1.320 acidentes. Desse total, 635 registros com vítimas, sendo 34 vítimas fatais e 685 acidentes sem vítimas.

O Dia Mundial da Não Violência foi proclamado pela Organização das Nações Unidas em homenagem a Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.
Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também