Viagora

Dióstenes Alves é acusado de não pagar férias de servidores

O prefeito de Avelino Lopes é criticado por realizar um festival de quadrilha, enquanto servidores da educação estão sem receber o pagamento sobre as férias.

A prefeitura de Avelino Lopes, administrada pelo prefeito Dióstenes Alves, em parceria com a Secretaria de Educação, vai realizar na sexta-feira (29), um festival de quadrilha com várias atrações musicais. O anúncio da festa vem causando revolta nos servidores municipais da área de educação, que procuraram o Viagora para denunciar o descaso da prefeitura com os trabalhadores.

  • Foto: DivulgaçãoAnúncio do Festival de Quadrilha.Anúncio do Festival de Quadrilha.

O evento contará com dois cantores de fora do município, Lucas e Forró Esticado e Iago Sateles. Outras bandas locais também devem tocar na festa. De acordo com um servidor que preferiu não ser identificado, a Secretaria de Educação está patrocinando o festival, mas vem atrasando o pagamento das férias de alguns servidores. “Como vamos aproveitar as férias desse jeito, sem dinheiro? “, reclamou um dos funcionários.

Segundo o trabalhador, a situação se estende, atingindo até mesmo o transporte dos alunos da rede municipal, que estão sem assistir aula porque não tem veículos para levá-los as escolas.

“O pessoal que faz o transporte dos alunos da zona rural através da prefeitura municipal paralisaram as atividades porque estão sem receber. Aqui está um caos! Com a falta de pagamento, eles não estão carregando os alunos, e isso acaba prejudicando os alunos da zona rural que estudam na cidade e o trabalho de alguns professores que também estão sem transporte”, disse o denunciante, que  relatou que a situação da falta de transporte já se estende há uma semana.

De acordo com o trabalhador, a maioria dos funcionários vem reclamando de falta de organização da gestão da Secretaria de Educação e também do prefeito Dióstenes José Alves. “O prefeito contratou um monte de gente para trabalhar aqui. É gente olhando poço, olhando barragem, olhando porteira, gente que para a administração pública nem precisava. Tem muita gente reclamando de salários atrasados, que não estão recebendo. Eles colocaram essas pessoas para trabalhar sem saber se tinham recursos para pagar”, reclamou.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com o prefeito Dióstenes Alves na manhã desta terça-feira (26). Segundo o gestor, o caso se trata de perseguição política, de inverdades, pois não há salários atrasados e todo o pagamento dos servidores é feito em dia. O prefeito relatou que ainda não tem o orçamento de quanto vai ser gasto para realizar o festival de quadrilha.

  • Foto: ReproduçãoPrefeito Dióstenes José AlvesPrefeito Dióstenes José Alves

“Como é que não pagou as férias? Nós pagamos as férias e estamos pagando até o décimo terceiro, 50 % do décimo terceiro já foi pago e também as férias de todos os funcionários. As férias são pagas no aniversário dos funcionários, e tudo já está pago”, disse o gestor.

De acordo com o prefeito, o evento é da prefeitura, mas não recebeu nenhum apoio financeiro oriundo da Secretaria de Educação. “Quem está realizando esse evento é a prefeitura, embora que a secretaria tenha participação, pois os alunos participam dos nossos eventos culturais. A Secretaria de Cultura aqui é vinculada à Secretaria de Educação. Então, quadrilha, eventos, toda a nossa cultura e a educação participam integralmente”, esclareceu o prefeito.

Sobre a contratação de vários funcionários, o prefeito negou e disse que a prefeitura não contratou nenhum funcionário que não possa ser pago. Dióstenes Alves disse que a partir do próximo mês o transporte dos alunos será feito por ônibus ou vans. “Ainda temos caminhonetes fechadas, mas a partir do mês que vem todos os carros vão ser ônibus e vans, com os pagamentos rigorosamente em dias”, disse o prefeito.

Também foi relatado que a prefeitura enfrenta alguns problemas a respeito do transporte dos alunos, pois algumas pessoas que prestam os serviços estão desistindo, mas o prefeito esclareceu que as substituições estão sendo feitas.

Facebook
Veja também