Viagora

Diretório do PT quer processo disciplinar contra Padre Walmir

Além do Padre Walmir, outras lideranças do PT estão na lista de infiéis, dentre os quais o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi.

Alegando suposta infidelidade nas eleições de 2018, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou a abertura de processo disciplinar contra o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima e outras lideranças da legenda, dentre as quais o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi, líder do governo na Câmara Municipal.

Pesa contra eles a acusação de descumprimento do Código de Ética do Partido dos Trabalhadores, que tem como um dos princípios éticos fundamentais que devem orientar a conduta de todos os filiados, o respeito à fidelidade partidária.
    
No documento, enviado à reportagem do Informa Picos por uma fonte, o diretório do PT alega que todas as pessoas citadas devem responder a processo disciplinar porque, publicamente, declararam nas eleições de 2018 voto em candidatos de outras legendas.

Relação de infiéis
    
O prefeito de Picos Padre Walmir, por exemplo, é acusado de ter votado em Paes Landim (PTB) para deputado federal, Severo Eulálio (MDB) para deputado estadual e Wilson Martins (PSB) para senador, em detrimento dos candidatos da legenda ou da coligação, no caso do senador.

  • Foto: Facebook/ Padre Walmir LimaPadre Walmir LimaPadre Walmir Lima

Também foi pedido abertura de processo disciplinar contra o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi e sua esposa, professora Maria Rosilene Monteiro Luz, secretária municipal de Educação. Paturi é acusado de votar em Severo Eulálio para estadual, enquanto Rosilene teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio estadual.

Cícera Cristina Hipólito teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio estadual; José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, teria votado em Severo Eulálio para deputado estadual e o Coordenador Municipal de Obras, Reginaldo Osvaldo de Sousa teria votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio, estadual.

O diretório do PT pede ainda que seja aberto processo disciplinar contra Francilene Antônia da Conceição e também o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Picos, Francivaldo Barbosa de Sousa, o Civaldo, que teriam votado em Paes Landim para federal e Severo Eulálio para estadual.

Infidelidade
    
O documento conclui: “Desta forma, solicitamos abertura de processo disciplinar conforme reza o Código de Ética e Disciplina do PT”.
    
De acordo com o art. 6º do Código de Ética do PT, é terminantemente vedado recomendar o voto ou fazer propaganda de candidato a cargo eletivo de outro partido que não pertença a coligação de que faça o Partido dos Trabalhadores.

Já o parágrafo único diz que a infração ao disposto neste artigo caracteriza infração ética de natureza grave.

Outro lado

Contactado via telefone o presidente do diretório municipal do Pt de Picos, Zacarias Teixeira, disse que não tinha conhecimento do documento.

*Publicado originalmente pelo Informa Picos.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Facebook
Veja também