Viagora

Donos de fornos de carvão são multados em R$ 30 mil em Regeneração

Eles operavam sem licença ambiental e usavam lenha de forma clandestina.

Proprietários de fornos de carvão do povoado Morro Branco, zona rural do município de Regeneração foram multados em R$ 30 mil por operarem sem licença ambiental e usarem lenha de forma clandestina. A ação foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

  • Foto: AscomSemar destrói fornos de carvão clandestinos em Regeneração.Semar destrói fornos de carvão clandestinos em Regeneração.

“Foram apreendidos aproximadamente 35 sacos de carvão, o que daria para completar uma carreta. Quatro pessoas foram autuadas e multadas. Todo o material foi apreendido e doado para a Prefeitura de Regeneração e para a Igreja Católica daquele município”, explica o gerente de Fiscalização da Semar, Renato Nogueira.

  • Foto: AscomOs donos dos fornos de carvão operavam sem licença ambiental e usavam lenha de forma clandestina.Os donos dos fornos de carvão operavam sem licença ambiental e usavam lenha de forma clandestina.

Os fornos não podem ser licenciados porque os proprietários não fazem uso do solo onde está sendo retirado a madeira. “Para a construção de um forno desse é preciso primeiro que a pessoa tenha a posse ou seja dono da propriedade, que ele apresente um projeto de desmatamento e plantio para somente depois ele apresente processo de licenciamento dos fornos. Não é só chegar no local, derrubar a madeira, fazer o carvão, ensacar e vender. É uma fonte de renda fácil, mas é ilegal”, acrescenta Nogueira.

“Nosso papel é proteger o meio ambiente e controlar as ações que estão sendo desencadeadas, sejam elas de caça predatória, de uso irregular dos recursos hídricos ou de derrubada ilegal de madeira e produção de carvão. A Semar está realizando um levantamento que vai determinar novas operações de fiscalização de fornos clandestinos no Piauí, a exemplo da que ocorreu em Regeneração”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho.

Facebook
Veja também