Viagora

Dr. Pessoa anuncia comitê para monitorar áreas com risco de alagamento

As equipes deverão prestar atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade econômica que necessitam de um local seguro para se abrigar.

Nesta terça-feira (28), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu com parte da sua equipe administrativa para definir as diretrizes do comitê de crise que será criado visando o reforço do monitoramento nas regiões de risco para alagamento na capital.

Além disso, as equipes deveram prestar atendimento as famílias em situação de vulnerabilidade econômica que necessitam de um local seguro para se abrigar.

  • Foto: Divulgação/AscomDr. Pessoa se reúne com equipe administrativa.Dr. Pessoa se reúne com equipe administrativa.

O prefeito ressaltou a importância de adotar medidas de prevenção a eventos ocasionados pelo desequilíbrio da natureza que é registrado no estado e no país, devido as fortes chuvas neste período.

“Como médico, aprendi que a prevenção e a atenção primária são importantíssimas. Se estamos vendo isso em outros locais no estado, como prefeito preciso estar antenado com as questões sociais dos vulneráveis. Nosso objetivo hoje é traçar metas, prevenir para que não tenhamos as mesmas tragédias ocorridas em anos anteriores”, destacou Dr. Pessoa.

Fazem parte do comitê integrado a todo o Executivo municipal, equipes formadas pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Programa Lagoas do Norte e pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef).

O secretário Carlos Ribeiro, da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), informou que um plano de ação será adotado em casos de emergência ou urgência, além disso, as 56 áreas de risco também estão sendo monitoradas com equipes que se direcionam todos os dias para o local.

“Temos um plano de ação, não apenas com todos os órgãos municipais, mas também estaduais e federais para o caso de uma emergência ou urgência quanto ao nível das águas dos rios. Estamos sempre atentos para que a cidade e a população fiquem bem cuidada. Temos 56 áreas de risco que recebem equipes diariamente”, explica o secretário da Semdef.

O prefeito da cidade junto a secretários e superintendentes visitaram diversas áreas monitoradas pela Prefeitura de Teresina para assegurar a assistência necessária das famílias que vivem nestas regiões. As medidas visam evitar catástrofes e auxiliar no acolhimento da população diante da necessidade em casos de emergência e urgência.

Além disso, a Defesa Civil disponibiliza equipes de plantão 24h que podem ser acionadas pela população, em caso de emergência e urgências, através do número 199.

Facebook
Veja também