Viagora

Dr. Pessoa empossa novo comandante da Guarda Municipal de Teresina

Dr. Pessoa destacou a importância dos agentes para Teresina e segundo ele, um dos pontos fortes do novo comandante é a humildade.

Na noite dessa quarta-feira (02), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, empossou o novo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Viana.

A solenidade que foi realizada no Parque da Cidadania, seguiu todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e contou com a presença do vice-prefeito Robert Rios, o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota, o coordenador estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira.

  • Foto: DivulgaçãoPosse do novo comandante da GCMPosse do novo comandante da GCM

Também esteve presente secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Rodoviária Federal, Exército, e das Guardas Municipais de José de Freitas, no interior do Piauí, e de Timon (MA).

Dr. Pessoa destacou a importância dos agentes para Teresina e segundo ele, um dos pontos fortes do novo comandante é a humildade.

"É um momento de alegria, de felicidade. O novo comandante tem um potencial de conhecimento enorme e tem um ponto muito forte que é a humildade. Os guardas municipais são importantes para completar o cuidado com o cidadão. A segurança é indispensável", disse.

O novo comandante da GCM, André Viana, ressaltou os desafios que vêm com a nova função, e agradeceu a confiança e oportunidade.

"Primeiramente, isso é um sonho! Nossa instituição avançar a esse ponto, chegar a ter como comandante um profissional de carreira. Tenho interesse que a instituição cresça, desenvolva um trabalho de excelência e esse é um passo importantíssimo para avançarmos. Sei que não será uma missão fácil, sei das minhas responsabilidades, mas também sei que é um trabalho de continuidade que já venho desenvolvendo desde janeiro quando fui convidado pelo coordenador de Segurança, coronel Nixon, a ser gerente de operações", pontuou.

Para o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota, o momento representa um marco na história da corporação por ser a primeira vez que um profissional de carreira assume o comando

"É um momento histórico para a GCM, para prefeitura, para Teresina. Hoje, pela primeira vez, a GCM tem um comandante da sua categoria, assim como é em qualquer tropa de elite, a exemplo da PM [Polícia Militar], do Exército, da PRF [Polícia Rodoviária Feredal], da PF [Polícia Federal], entre outras. Nada mais merecido que seu comandante seja um membro da própria categoria", disse Frota.

A GCM de Teresina, atualmente, conta com um efetivo de aproximadamente 400 homens e mulheres, sendo realizado o primeiro concurso público em 2015, mas as atividades efetivas só tiveram início em 2017.

Entre as principais atribuições da corporação, a missão de proporcionar segurança às instalações do município e ao patrimônio público através do monitoramento e do patrulhamento preventivo permanente, o que, consequentemente, dá também mais sensação de segurança à sociedade.

Facebook
Veja também