Viagora

Duas cidades do Piauí suspendem campanha eleitoral devido à Covid-19

As cidades de Santo Antônio de Lisboa e Cristino Castro suspenderam a campanha eleitoral após registrarem um aumento nos casos da doença.

A cidade de Santo Antônio de Lisboa, localizada a 344 km de Teresina, suspendeu a campanha eleitoral até o final do mês de outubro devido ao aumento dos casos de Covid-19. Em decreto assinado pelo prefeito Wellington Carlos Silva (Progressistas), foi determinada a suspensão de comícios, carreatas, caminhadas e qualquer evento que gere aglomerações.

O município foi o segundo a tomar a decisão de suspender a campanha no Piauí. A cidade de Cristino Castro já havia adotado a mesma medida após dois dos três candidatos a prefeito testarem positivo para o novo coronavírus, incluindo o atual gestor, o prefeito Manoel Júnior (PSB).

Em Santo Antônio de Lisboa, o decreto municipal determina que seja reduzido o fluxo de pessoas nos comitês e que seja mantido o distanciamento mínimo de dois metros. O decreto orienta ainda que, caso não seja possível realizar o distanciamento, devem ser utilizadas barreiras físicas entre as estações de trabalho e implementação temporária de rodízio de pessoas. O uso de máscara e álcool gel em quaisquer estabelecimentos e reuniões de pessoas é obrigatório.

As medidas começaram a valer na última quarta-feira, 14 de outubro, e seguem até o dia 31 de outubro, com a possibilidade de prorrogação.

Após uma solicitação do Ministério Público Eleitoral, a Diretoria de Unidade de Vigilância Sanitária (Divisa) expediu ofícios aos diretórios de partidos políticos sobre o cumprimento dos protocolos de recomendações higienicossanitárias para prevenção à Covid-19. Entre as medidas recomendadas, está a determinação de evitar aglomerações e o contato físico entre as pessoas, além da exigência de que todos os participantes dos eventos de campanha utilizem obrigatoriamente a máscara e mantenham o distanciamento social mínimo de dois metros.

Facebook
Veja também