Viagora

Dudu acusa Firmino Filho de retirar direito de professores

O parlamentar falou sobre o projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Teresina aprovado na Câmara que retira o direto dos professores de participarem anualmente de até seis assembleias.

Nesta quarta-feira (10), o vereador Dudu (PT) criticou a Câmara Municipal de Teresina (CMT) por aprovar o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Teresina (PMT), administrada pelo prefeito Firmino Filho que altera o artigo 26 Lei da Lei 2.972/2001.

O documento retira o direto dos professores de participarem anualmente de até seis assembleias sem que a gestão municipal contabilize as faltas dos servidores. Algo que é estabelecido pelo Estatuto do Magistério.  

De acordo com o parlamentar, essa foi mais uma manobra da Prefeitura para calar a principal forma de diálogo da categoria.

  • Foto: Câmara Municipal de TeresinaEdilberto Borges, o DuduEdilberto Borges, o Dudu

"A atitude da prefeitura só demonstra que o objetivo é diminuir a organização dos trabalhadores e tirar um direito conquistado pela categoria a duras penas. É obvio que a medida da gestão municipal não é para dar um salto de qualidade no ensino. Se afirmam que a educação pública do município é a melhor do Brasil por que estão querendo modificar algo que vem dando certo? É claro que existem interesses de calar e deixar os servidores sem a sua principal ferramenta de organização que é o direito de participar das assembleias", criticou o vereador. 

O Projeto de Lei de autoria da Prefeitura tramitou na Casa Legislativa em regime de urgência e foi aprovado pelos vereadores em primeira e segunda votação.   

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sinésio Soares, disse que as atitudes da gestão municipal sempre são contra os servidores.

"O prefeito vive de atacar os servidores da educação e além disso não concede o reajuste que é previsto em lei para a nossa categoria. A gestão ainda faz com que os professores não tenham mais o direito de participar das assembleias para discutir melhorias e os rombos na educação de Teresina", disse Sinésio Soares.    

Facebook
Veja também