Viagora

Dudu cobra melhorias nos serviços da saúde de Teresina

O vereador afirmou que é necessário ter outras unidades para ajudar na superlotação do  HUT.

Mediante a apresentação do Relatório Quadrimestral apresentado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), o vereador Dudu (PT) propôs algumas iniciativas com o objetivo de promover melhorias no sistema de saúde do município.

Dudu afirmou que é necessário ter outras unidades para ajudar na superlotação do  HUT. “Há muitos anos se discutiu pela gestão municipal transformar o Hospital São Carlos Borromeo em uma unidade de “retaguarda”.

A medida serviria para desafogar os atendimentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Por isso, solicitei a FMS informações para saber se o município ainda tem alguma verba que foi destinada pelo Governo Federal para essa finalidade”, comentou Dudu.

Por falta de informações do Ministério da Saúde, no relatório não foram contabilizados informações de março e abril. “A prestação de contas da FMS ficou prejudicada porque as informações não foram mensuradas e assim não temos como fazer uma análise de números e recursos não contabilizados. Se não me engano é o terceiro ano que o Ministério não manda as informações no tempo hábil para que se cumpra a lei de responsabilidade fiscal que obriga o gestor a prestar contas do quadrimestre”, finalizou Dudu.

O documento apresentado pela Secretaria de Saúde apontou que aproximadamente 34% do orçamento do município é destinado para o provimento dos serviços no setor da saúde.

O parlamentar afirma que Teresina gasta muitos recursos que não resultam em melhorias efetivas para a população. “Precisamos encontrar uma forma de como resolver a questão das consultas eletivas. Não podemos admitir que pacientes esperem um ano para conseguir uma consulta com um cardiologista, oftalmologista e neurologista. Por isso, coloquei ao secretario Charles da Silveira que precisamos resolver essa triste realidade. Tenho dito que o município gasta 34% do orçamento, ou seja, mais de 1,4 bilhão que são investidos muito mal, uma vez que a saúde do município apresenta problemas bastante graves”, afirmou.

Facebook
Veja também