Viagora

“É gratificante”, diz detenta sobre oficina com Nonato Oliveira

O artista plástico ministrou oficina de pintura para presidiárias na Penitenciária Feminina nesta segunda (31).

A reeducanda Edilene Pereira, 35 anos, avaliou positivamente a oficina de pintura ministrada pelo renomado artista plástico piauiense, Nonato Oliveira, nesta segunda-feira (31) na penitenciária Feminina. A aula foi organizada pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), por meio da Coordenação de Projetos Artísticos.

  • Foto: SejusArtista Plástico Nonato Oliveira ministra oficina de pintura para presidiárias.Artista Plástico Nonato Oliveira ministra oficina de pintura para presidiárias.

Edilene disse que a experiência foi “espetacular”. "É a primeira vez na vida que fico próxima de um artista como o senhor Nonato. É gratificante pra gente, porque é cultura, traz paz pra gente, aqui dentro, e espero que ele venha mais vezes".

Nonato Oliveira falou sobre a pintura como atividade de ressocialização em presídios. "É muito importante pessoas que, neste momento, estão numa situação de prisão fazerem um trabalho de arte, ao invés de estarem cometendo alguma coisa errada. A arte vai ajudar elas a mudar de vida", avaliou.

Nonato é um dos mais importantes e renomados artistas do Piauí, retrata, em sua obra, o cotidiano e a cultura do povo nordestino. Ex-ajudante de Pablo Picasso, o artista tem telas expostas em vários estados e em países como Espanha e Portugal.

Ele vai ser homenageado na peça teatral Abayomi, que será apresentada pelos grupos de teatro Espelho da Realidade (Penitenciária Irmão Guido) e Mulheres de Aço e de Flores (Penitenciária Feminina), no dia 16 de agosto, no Parque da Cidadania, Teresina.

Facebook
Veja também