Viagora

Eleição para prefeito de Juazeiro do Piauí deve acontecer em outubro

O presidente do TRE-PI, desembargador José James, afirmou que as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito do município devem ocorrer em 3 de outubro.

Nessa quinta-feira, 5 de agosto, o desembargador José James Gomes Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), afirmou que as eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito do município de Juazeiro do Piauí devem acontecer no dia 3 de outubro.

No entanto, a data trata-se apenas de uma previsão. Segundo o presidente, a data oficial deve ser decidida pela Corte Eleitoral assim que as autoridades permitirem a flexibilização das medidas sanitárias e após parecer emitido pelo Setor Médico do TRE-PI e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Somente depois das definições é que será divulgado o novo calendário eleitoral, onde constarão todas as datas para as eleições suplementares na cidade, como o período para convenções partidárias e para realização das propagandas eleitorais.

Inicialmente, as eleições estavam marcadas para acontecer no dia 11 de abril, mas foram adiadas devido ao agravamento da pandemia da Covid-19.

A necessidade de realizar um novo pleito se deve a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro de candidatura de Tonho Veríssimo, que venceu as eleições em Juazeiro do Piauí com 52,25% dos votos válidos, e foi impedido de ser diplomado e tomar posse, por ter sido condenado por operar uma rádio clandestina.

Devido a isso, o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Reis, assumiu interinamente o cargo de prefeito até a diplomação do novo eleito.

Facebook
Veja também