Geral

Eleições 2020: saiba como acessar informações sobre os candidatos

Segundo o TSE, na plataforma podem ser encontradas informações como número, partido, coligação, ocupação, limite de gasto, proposta de governo, entre outras.
14/11/2020 17h00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza uma plataforma onde é possível ter acesso às informações dos candidatos que disputam as eleições deste ano, e pode ajudar o eleitor que ainda não decidiu em quem votar.

Na plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacandcontas), disponibilizada pelo TSE a qualquer cidadão, é possível conferir dados como número, partido, composição da coligação que o apoia, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais.

  • Foto: Divulgação/TSEDivulgação de Candidaturas e Contas EleitoraisDivulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cada candidato tem uma página específica dentro do sistema com informações gerais como nome completo, partido pelo qual está concorrendo, ocupação, nacionalidade e outros dados pessoais. Para acessar, basta escolher a região, em seguida o estado e busca pela cidade de preferência. Após visualizar a bandeira do município, é possível preencher no canto esquerdo o cargo que pretende consultar.

Conforme o TSE, mesmo nos registros julgados aptos, pode aparecer situações como as de “cassado com recurso” e de “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido, ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda nova decisão.

Mais na Web