Viagora

Eleições 2020: saiba o que levar no dia de votação

Os eleitores devem levar sua própria caneta para registrar à assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens para reduzir o risco de contágio da Covid-19.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu regras específicas de apresentação e higienização, para que os eleitores possam ir às urnas eletrônicas votar no próximo domingo (15), no 1º turno das eleições municipais.

Dentre elas, o eleitor deve limpar mãos com álcool em gel antes e após votar, onde terá disponível em todas as sessões, e idosos têm horário preferencial das 7h às 10h. Além disso, devido a pandemia, para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara é obrigatório e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. As pessoas também devem manter um distanciamento mínimo de um metro das demais.

O TSE recomenda ainda que os eleitores devem portar sua própria caneta para registrar à assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio da doença. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

O recomendado é sempre levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista, certificado de reservista, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei). Mas quem já tem a biometria cadastrada pode substituir o documento oficial pelo aplicativo E-título.

Caso o eleitor não tenha a biometria cadastrada, não há obrigatoriedade de levar o título de eleitor impresso, apenas o documento de identificação com foto.

Neste ano identificação por biometria, que exigiria mais um contato de equipamentos compartilhados, não será adotada. 

Além dos eleitores, o TSE afirma que todos, inclusive os mesários que estarão trabalhando no dia das eleições, vão estar seguindo as mmedidas de proteção.

Confira abaixo o passo a passo que o TSE elaborou para o eleitor:

  1. Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
  2. Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;
  3. Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
  4. Guarde o documento;
  5. Limpe as mãos com álcool em gel;
  6. Assine o caderno de votação;
  7. Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
  8. Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
  9. Digite os números dos candidatos;

É importante ressaltar que outra recomendação nova do TSE, motivada pela pandemia, diz respeito aos eleitores com sintomas ou quadro confirmado de Covid-19. Quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições.

Nesse caso, a recomendação é que o eleitor justifique a ausência, em outro momento, e informe que deixou de votar por questões de saúde.

Se a pessoa com febre ou diagnóstico for mesária, deverá avisar a zona eleitoral para que haja uma substituição na escala.

O Tribunal decidiu não adotar a medição de temperatura nos locais de votação, para evitar aglomeração e em função do custo-benefício da medida. E não recomenda o uso de luvas, mas sim, a limpeza constante das mãos. 

Facebook
Veja também