Viagora

Eleitor com sintomas de coronavírus deve justificar ausência

Apesar de estarem impossibilitadas de votar no primeiro turno, esses eleitores podem votar no segundo turno, caso já estejam recuperados.

Em comunicado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um alerta para que fiquem em casa os eleitores que testaram positivo para a Covid-19 ou tiveram contato com alguém que apresentou sintomas da doença nos últimos 14 dias. A recomendação é de que essas pessoas justifiquem o voto e permaneçam em quarentena.

Apesar de estarem impossibilitadas de votar no primeiro turno, esses eleitores podem votar no segundo turno, caso já estejam recuperados. O voto pode ser justificado até 60 dias após a data do pleito, caso a pessoa precise faltar no dia.

Por causa do momento de pandemia que o mundo está vivendo, a Justiça Eleitoral orienta ainda que os eleitores que não irão votar realizem a justificativa do voto através da internet, para evitar aglomerações nas seções eleitorais. A justificativa pode ser realizada através do portal do TSE ou do aplicativo e-Título.

No entanto, vale lembrar que apenas eleitores em situação regular junto à Justiça Eleitoral podem emitir o e-Título e utilizá-lo para justificar o voto. Quem estiver com o título suspenso ou cancelado pode fazer a justificativa por outros meios, como as mesas receptoras de justificativa.

Facebook
Veja também