Viagora

Eletrobras terá que adaptar prédios para promover acessibilidade

Os prédios da empresas não possuem estrutura acessível aos portadores de deficiências.

A Eletrobras Distribuição Piauí terá que realizar reformas em todos os prédios da empresa para que fique acessível aos empregados e garanta melhores condições de trabalho. Ao todo 33 empregados da capital e do interior são portadores de limitações e enfrentam problemas de comoção devido à falta de estrutura dos prédios da empresa.

  • Foto: Reprodução/Street ViewEletrobras Distribuição PiauíEletrobras Distribuição Piauí

Após receber a denúncia, o MPT no Piauí realizou perícias nos prédios da Eletrobras e constatou diversas irregularidades como a ausência de rampas, plataforma elevatória ou elevadores, ausência de continuidade de corrimãos laterais de escadas, falta de vagas reservadas e sanitários não adaptados.

“Recebemos denúncia de que na maioria dos prédios da Eletrobras não havia adaptação para garantir o acesso dos trabalhadores com deficiência a todos os ambientes. Verificamos que os prédios não possuíam acessibilidade. À época, cogitamos a possibilidade da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, mas a CEPISA ia ser vendida e não foi mais possível. Então, foi ajuizada a ação em outubro de 2016 e, em dezembro de 2017, saiu a sentença condenando a Eletrobras”, explicou a procuradora do Trabalho, Maria Elena Rego.

A empresa terá 18 meses para realizar as adaptações em todos os prédios. Caso a medida seja descumprida, poderá ser aplicada uma multa de R$ 1 mil por dia de atraso. A Eletrobras pode recorrer da decisão.

Facebook
Veja também