Piauí

Elmano diz que mineradora pediu autorização para concluir Transnordestina

Segundo Elmano Férrer, a formalização do pedido ocorreu nessa quinta-feira (02), durante solenidade no Palácio do Planalto, envolvendo a concessão de 10 ferrovias.
03/09/2021 08h48 - atualizado

O senador Elmano Férrer (PP/PI) informou que a empresa Planalto Piauí Participações, que já atua na exploração de jazidas de minérios no estado, assinou um requerimento solicitando autorização para assumir as obras do trecho da Ferrovia Transnordestina, entre Curral Novo (PI) e o Porto de Suape (PE).

De acordo com o senador, a formalização do pedido ocorreu nessa quinta-feira (02), durante solenidade no Palácio do Planalto, envolvendo a concessão de 10 ferrovias. O presidente Bolsonaro e os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Ciro Nogueira (Casa Civil) participaram do evento.

  • Foto: Laís Vitória/ViagoraSenador Elmano FérrerSenador Elmano Férrer

Segundo Elmano Férrer, este ramal da Transnordestina, com 717 quilômetros de extensão, vai fazer uma conexão das jazidas de minério do Piauí com o porto pernambucano.

“O pedido para a conclusão deste trecho da ferrovia é uma grande notícia para o estado do Piauí. O projeto deve receber R$ 5,7 bilhões em investimentos, gerando centenas de empregos já na fase de construção. E, após a conclusão desta ligação com o Porto de Suape, vamos abrir um novo horizonte para o desenvolvimento do nosso estado”, avaliou o senador.

Ainda de acordo com o parlamentar, os detalhes do projeto serão divulgados nos próximos dias. Mas que o empreendimento foi incluído no programa de autorizações que o governo federal está lançando, junto com a Medida Provisória 1065/21, que institui o Marco Legal das Ferrovias.

“É uma medida que favorece a retomada de obras em várias ferrovias, incluindo a Transnordestina”, ressaltou.

Conforme o senador, o projeto que beneficia o estado se mostra muito promissor para a empresa Planalto Piauí Participações porque o trecho da Transnordestina entre Curral Novo e o Porto de Suape é 92 quilômetros mais curto do que o ramal da ferrovia para o Ceará.

Elmano explica que na prática, isso representa uma economia substancial ao longo dos 30 anos da concessão, que vai priorizar a exportação, principalmente de minérios do estado. “Estas obras vão gerar riqueza para os piauienses”, disse.

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