Viagora

Elmano Férrer homenageia ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso

O senador apresentou requerimento de homenagem póstuma ao economista.

O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) apresentou requerimento de homenagem póstuma ao economista e ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, falecido ontem (19), aos 87 anos.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraSenador Elmano Férrer (PODEMOS)Senador Elmano Férrer destaca histórico do ex-ministro.

Elmano lembrou que Reis Velloso era piauiense de Parnaíba e radicou-se no Rio de Janeiro, onde cursou economia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Segundo o senador, Reis Velloso ficou conhecido como um desenvolvimentista de perfil político liberal, e sua competência fez dele protagonista da cena política brasileira. Serviu a governos de cinco Presidentes distintos, desde 1961 a 1979, passando pelo Governo de João Goulart, Castelo Branco, Costa e Silva, Médici e Geisel.

No Ministério do Planejamento, acrescentou Elmano, Reis Velloso coordenou as duas edições do Plano Nacional de Desenvolvimento. Sua gestão foi marcada por dois momentos distintos: o apogeu do Milagre Brasileiro, no início dos anos 1970, com elevadas taxas de crescimento econômico, e a Crise do Petróleo, em 1973.

Em seu requerimento, o senador também lembrou a importância de Reis Velloso para o Piauí, onde foi responsável pela implantação de projetos de infraestrutura como a usina hidrelétrica de Boa Esperança, o estádio Albertão, a maternidade Evangelina Rosa, além de estradas, hospitais e escolas.

Com informações da Agência Senado.

Mais conteúdo sobre:

Elmano Férrer

Senado Federal

Facebook
Veja também