Viagora

Elmano pede solução para dependência de carros-pipa no Piauí

Nesta quarta-feira (23), o senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) esteve em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Nesta quarta-feira (23), o senador Elmano Férrer (PODEMOS-PI) esteve em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto para pedir atenção para o problema do abastecimento de água nos municípios do semiárido do Piauí.

O parlamentar ressaltou a necessidade de solução da dependência dos carros-pipa, apresentou as barragens e adutoras que estão com obras paralisadas no estado e o projeto da Adutora do Sertão.

  • Foto: DivulgaçãoSenador Elmano e Ministro Gustavo CanutoSenador Elmano e Ministro Gustavo Canuto

Durante o encontro, o senador ressaltou a importância de obras a longo prazo que tragam soluções efetivas para o estado. “Acredito que o desenvolvimento regional e a segurança hídrica devem ser áreas prioritárias do Governo e espero que o estado do Piauí seja contemplado com obras estruturantes para a resolução de problemas históricos. No nosso estado temos cidades inteiras abastecidas por carros-pipa”, afirmou o senador.

Elmano Férrer também destacou as obras de barragens e adutoras paralisadas no Piauí, como exemplo, a Barragem de Atalaia, nos municípios de Corrente e Sebastião Barros, Adutora Padre Lira, no município de Dom Inocêncio, e Barragem de Castelo, em Castelo e Juazeiro do Piauí.

Na audiência, o senador Elmano Férrer apresentou ao ministro o projeto da Adutora do Sertão, que possibilita abastecer até 51 municípios piauienses, cerca de 600 mil pessoas, com água subterrânea de excelente qualidade, proveniente do Aquífero Cabeças. O ministro Gustavo Canuto falou sobre os projetos em municípios do Nordeste como a instalação de poços subterrâneos e dessalinização, disse ainda que o senador Elmano Férrer será um parceiro nessas obras estruturantes que serão implementadas.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) será responsável por coordenar toda a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) do Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras para ampliar o abastecimento de água no país. 

Mais conteúdo sobre:

Elmano Férrer

Facebook
Veja também