Viagora

Em entrevista, Daniel Solon (PSTU) fala de suas propostas para Teresina

Em entrevista, Solon afirmou que, caso seja eleito, a Lei do Passe-Livre será prioridade em seu governo. Segundo ele o projeto beneficiará estudantes, desempre

Dando continuidade a série de entrevistas com candidatos a prefeito de Teresina, foi divulgado nesta sexta-feira (14), o perfil, as propostas e projetos do candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Daniel Solon.

Em entrevista, Solon afirmou que, caso seja eleito, a Lei do Passe-Livre será prioridade em seu governo. Segundo ele o projeto beneficiará estudantes, desempregados e idosos.

Imagem: Reprodução/portal da clubeClique para ampliarDaniel Solon(Imagem:Reprodução/portal da clube)Daniel Solon
Leia a entrevista na íntegra:

Reportagem – Quais são as suas principais propostas para governar Teresina nas seguintes áreas:

1- Educação

Daniel Solon - Neste exato momento, as escolas municipais não possuem direção escolar constituída legalmente, portanto, seus Conselhos Escolares, que gerem os recursos da escola, estão acéfalos e, mesmo que haja dinheiro, não pode ser investido na escola, no que lhe cabe: material didático, material de apoio ao professor, merenda, limpeza e pequenos serviços.

As eleições para diretor(a) nas escolas municipais de Teresina deveriam ter sido realizadas em novembro de 2010.

Em Teresina, a realidade atual é de escolas sem diretores constituídos, o gestor municipal de educação, na maioria das vezes, vem da rede privada de educação, priorizando seus negócios particulares.

Nos últimos anos, tanto o governo do Estado como a prefeitura de Teresina têm fechado escolas e creches públicas. Não por acaso, os atuais secretários de Educação do Estado e do Município são empresários do ensino (donos de escolas e faculdades privadas).

Teresina presenciou durante 88 dias, dos meses de fevereiro a maio deste ano, uma forte greve dos educadores municipais, que, dentre outras reivindicações, buscava a imediata aplicação do piso nacional de educação, a democratização nas escolas públicas municipais e a ampliação do Horário Pedagógico que não está sendo respeitado pela prefeitura.

Algumas propostas podem e devem ser aplicada de imediato:

- construção de creches e reformas das existentes;
- eleição para diretores(as) nas escolas, estímulo e fortalecimento da gestão pública democrática;
- aplicação de 10% do PIB da União para a educação pública, já! Aumentar as verbas para a Educação Pública
- pagar o piso do Dieese para o professor, construir e ampliar escolas são medidas necessárias para melhorar a Educação Municipal;
- criação da Universidade Municipal, disposto em uma lei municipal que venha regê-la

2 – Saúde

Daniel Solon: A população de Teresina está revoltada com o serviço de saúde público da capital. Filas enormes nos hospitais, falta de médicos e enfermeiros, burocracia no atendimento e até mau atendimento são algumas das principais reclamações. Em meio a tudo isso, a camada mais pobre de Teresina é quem mais sofre com a falta de investimentos. No bairro Dirceu, por exemplo, as filas intermináveis são um problema antigo.

As pessoas são obrigadas a se deslocarem de suas casas ainda de madrugada para conseguirem uma ficha. As administrações do PSDB e do PTB, nesses 20 anos, prefeitura abandonaram a saúde pública da capital. Quem sofre com esse descaso é a população pobre, que, a cada dia, corre risco de morte, pois se precisar de um atendimento de urgência, como uma cirurgia, por exemplo, não consegue.

O Censo 2010 do IBGE mostra o assustador processo de privatização da saúde em Teresina. Atualmente, 79,5% dos postos e hospitais públicos de Teresina são privados. Defendemos que toda a rede de saúde seja estatizada. De imediato, defendemos que nenhum centavo público seja destinado para postos e hospitais privados.

O PSTU é a favor da PEC 29, que além de fixar os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, estados e municípios, a emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%.

Além disso, o PSTU também defende eleições para as direções dos hospitais públicos municipais, a descentralização do SAMU para cada bairro de Teresina, o financiamento mínimo de 6% do PIB para a saúde pública estatal, concursos públicos já, medicamentos gratuitos para toda a população pobre de Teresina e a efetivação dos princípios do SUS.


3 – Segurança

Daniel Solon
- A receita para impedir o caos no trânsito: investir em transportes públicos para que as pessoas troquem os veículos pelos ônibus ou pelo metrô. Para o PSTU, o problema da saturação do trânsito na cidade é complexo e não pode ser resolvido sem que haja investimento em transportes públicos. A cada 80 metros nas ruas e avenidas da cidade tem um ponto de conflito. Se não houver essa atitude, com ações planejadas, sofreremos a longo prazo com isso.

Para isso, é preciso desenvolver ações de engenharia de trânsito e de educação. Além da fiscalização dos agentes de trânsito, cuja ação deve ser prioritariamente educativa. A melhoria do sistema de transporte urbano passa necessariamente por isso.

Para o PSTU, não adianta apenas criar mais ruas e avenidas. Isso foi tentado no passado e não resolvemos o problema da saturação de carros na atualidade. Temos a constatação de que devemos investir no transporte coletivo. O problema é que há um forte crescimento da frota (transporte individual), ao passo em que as passagens cobradas nos ônibus são caríssimas, por um péssimo serviço.

A partir da criação de uma Empresa Pública Municipal de Transporte poderemos municipalizar toda a frota (fim dos contratos com o Setut), melhorar a qualidade do serviço, baratear a passagem (tíquete único de R$ 1,00) e garantir passe-livre para estudantes e desempregados. Defendemos também integração com o metrô, que precisa ser expandido para todas as zonas de Teresina. O investimento em ciclovias também deve ser garantido, possibilitando que o uso da bicicleta seja feito com a devida segurança para os ciclistas.

4 – Trabalho

Daniel Solon
-No momento, Teresina necessita de um amplo serviço de saneamento básico. Mais de 57% das casas e hospitais na cidade derramam suas redes de esgotos em nossos rios, grotões e ruas. Não há uma rede de galeria que possa conduzir os dejetos e o saneamento da cidade para o lugar devido. Dai a necessidade de imediatamente ser implementado um conjunto de obras públicas que possa construir galerias, esgotos e abastecer a nossa cidade de um serviço de saneamento. Isso, de imediato, gerará inúmeros empregos e amenizará o potencial de doenças que se alastram em nossa periferia urbana e rural.

Além disso, Teresina tem um 75% de terras no espaço geográfico da zona rural, somente 5% desse espaço é habitada, prevalecendo ai o domínio do latifúndio e da especulação imobiliária. O PSTU irá garantir a reforma agrária nesse espaço geográfico de nossa cidade, assentando o maior número de famílias e propiciando a cada uma delas as condições para que produzam alimentos e abasteçam nossos mercados com produtos hortifrutigranjeiros. Mais empregos, mais terras para morar e mais alimentos com preços baratos na mesa do(a) trabalhador(a).

5 – Saneamento

Daniel Solon -
No momento, Teresina necessita de um amplo serviço de saneamento básico. Mais de 57% das casas e hospitais na cidade derramam suas redes de esgotos em nossos rios, grotões e ruas. Não há uma rede de galeria que possa conduzir os dejetos e o saneamento da cidade para o lugar devido. Dai a necessidade de imediatamente ser implementado um conjunto de obras públicas que possa construir galerias, esgotos e abastecer a nossa cidade de um serviço de saneamento.

6 – Lazer

Daniel Solon
- Teresina demanda de um grande espaço de lazer, principalmente em nossa periferia. Praças depredadas, escolas sem quadras de esportes, ruas inteiras sem locais apropriados para o ciclista e um segmento enorme de jovens ansiando por práticas esportivas em nossa cidade.

Precisamos construir praças que possam oferecer espaços de lazer, esporte e recreação. Iluminar as praças já existentes para que as pessoas possam praticar as suas caminhadas com segurança. Investir em construção de campos de futebol e outras práticas desportistas em cada bairro com uma população de médio e grande densidade.

Teresina já necessita e mais teatros municipais e teatros de arenas para estimular nossos artistas. Ampliar o investimento na cultura popular, pois até isso está privatizado. A FMC está engessada, pois precisa andar de pires em mãos para recolher contribuições financeiras para estimular os eventos culturais que planeja, porém não consegue, muitas vezes implemtá-los.

Portal da Clube: Você possui algum projeto de lei que beneficie os teresinenses? Caso a resposta seja sim, cite-os.

Daniel Solon-A Lei do Passe-Livre para estudantes, desempregados e idosos está em nossa prioridade para implementá-lo assim que chegarmos à Prefeitura de Teresina.

Portal da Clube: O que diferencia você dos outros candidatos à Prefeito?

Daniel SolonO fato de querermos administrar a cidade para a maioria da população teresinense, que vem ser a classe trabalhadora, e não para uma minoria de ricos e abastados, como foram as administrações do PSDB e PMDB e é a do PTB.

Saúde, educação, moradia e lazer somente funcionam para os ricos na administração dos tucanos e dos ptbistas. Queremos inverter esse modelo de administração e colocar a Teresina para os(as) trabalhadores(as).

Portal da Clube: Quais áreas serão prioridade no seu governo?

Daniel Solon -A população teresinense que mora nas periferias de nossa cidade, nos bairros mais distantes e a grande parte dos trabalhadores andam tão carentes de educação, saúde, moradia, transporte, emprego e saneamento que fica difícil de elegermos uma prioridade.

Mais de imediato, a saúde e a geração desemprego devem está em nosso foco e ser nossas primeiras ações de governo. Saneamento, transporte, segurança e moradia estarão em nossas ações de médio prazo. A administração do PSTU irá ouvir e gerir Teresina com a população, através dos Conselhos Populares.


Portal da Clube:
Porque você decidiu ter entrado no mundo da política? E porque escolheu o seu partido?

Daniel Solon -
O candidato à prefeitura de Teresina, jornalista e professor, Daniel Solon, 37 anos, tem um histórico de participação em movimentos sociais, de lutas pela classe trabalhadora e contra as desigualdades sociais. “Eu tenho esse perfil de luta contra as discriminações desses trabalhadores”.

Como candidato, sou apenas o porta-voz de um projeto coletivo para a prefeitura de Teresina. É assim que são formadas as chapas do PSTU.


Facebook
Veja também