Viagora

Em vídeo, teresinense pede que MP investigue sanitização de ruas

De acordo com a Semduh, a sanitização de espaços públicos tem sido eficiente em várias partes do mundo no combate ao coronavírus.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra agentes da prefeitura de Teresina fazendo a sanitização do calçadão da Avenida Marechal Castelo Branco. A ação foi gravada por um teresinense que questionou a medida de prevenção contra a Covid-19.

No vídeo, o homem relata que não há necessidade da ação, da limpeza no espaço onde as pessoas costumam fazer caminhada, e ironiza ao dizer que o vírus teria criado “asa, igual muriçoca”.

“Olha o nível que o negócio chegou um Teresina, no Piauí: um carro lavando aqui a Avenida onde o povo caminha por causa de coronavírus. Parece brincadeira, o nível de terror que o negócio chegou. O vírus aqui no Piauí parece que criou asa, igual à muriçoca”, relata.

O denunciante comenta ainda que o Ministério Público deveria investigar a ação, e afirma que a pandemia virou “politicagem”.

“O Ministério Público deveria estar atento a uma situação dessas para saber quanto tá custando, quantos milhões da custando pra lavar a rua. A polícia devia tá investigando uma situação dessas, isso é puro terrorismo, a questão da pandemia virou politicagem”, ressalta o homem.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), esclareceu que a sanitização é realizada por meio da pulverização de solução de água com hipoclorito de cálcio, que tem sido eficiente em várias partes do mundo no combate ao coronavírus, que pode ficar instalado em superfícies sólidas com alto risco de contaminação.

Ainda segundo a Semduh, a sanitização é realizada de segunda a sábado, nos turnos manhã e tarde, em uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com a Águas de Teresina.

Confira a nota completa

Nota

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) esclarece que as ações de sanitização acontecem por meio da pulverização de solução de água com hipoclorito de cálcio, que se mostra eficiente no combate ao novo coronavírus, conhecido por se instalar em superfícies sólidas e ter alto grau de contaminação. A ação é feita na área externa de espaços públicos que apresentam fluxo intenso de pessoas e em horários convenientes em que este fluxo esteja reduzido, tentando-se evitar o contato direto com os transeuntes.

Como tem sido divulgado de maneira transparente nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Teresina e na imprensa local, as sanitizações estão sendo realizadas de segunda a sábado, nos turnos manhã e tarde, em uma parceria da Semduh, que disponibilizou as equipes de atuação, com Fundação Municipal de Saúde (FMS), que cedeu equipamentos, e da Águas de Teresina, que está disponibilizando a água e o hipoclorito de cálcio utilizado na solução.

A Semduh ainda pontua que a ação, que tem se mostrado efetiva no mundo inteiro, é preventiva e tem o objetivo de evitar que locais públicos se tornem foco de contaminação da população pelo novo coronavírus. Atualmente, os locais foco de sanitização são os ônibus, terminais e paradas do trasporte público da capital, ruas e avenidas com fluxo de caminhantes, área externa de unidades de saúde, supermercados, agências bancárias, lotéricas e orgãos públicos.

Facebook
Veja também