Viagora

Empreendedores do Shopping Natureza relatam dificuldades na pandemia

De acordo com os floristas, houve um aumento nas vendas no dia das mães, mas relatam que o movimento caiu, já que ficam com as lojas fechadas apenas cuidando das plantas.

Com a pandemia da Covid-19 e os decretos de isolamento, o comércio e em especial os pequenos negócios, registram queda nas vendas e precisam de ajuda, como mostram pesquisas, e entre eles, estão os produtores de flores e plantas do Shopping Natureza, localizado às margens da Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina.

No local estão concentrados cerca de 50 empreendedores. O florista Salustiano Neto, que há cinco anos começou a ajudar a esposa na venda de plantas e flores, relata que no Dia das Mães houve um aumento nas vendas, mas explica que o movimento caiu, já que fica com a loja fechada apenas cuidando das plantas, nesse período de isolamento.

“No dia das mães foi bem. Os produtos que vieram de São Paulo todo mundo vendeu tranquilo, acabou tudo, os produtos. Antes tava um porquinho fraco, mas dava pra gente ir levando, mas caiu. Caiu porque a gente fica mais fechado, a gente vem mais é molhar. A gente fica molhando e cuidando das plantas”, relata o florista.

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), o estudo realizado pelo Sebrae Nacional mostra a importância do governo em divulgar as iniciativas de amparo às empresas e de ferramentas de apoio aos negócios em meio a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, e que os microempreendedores precisam de ajuda.

Segundo relatório do IBGE, devido ao isolamento social, aponta que as vendas do comércio varejista caíram 2,5% em março em comparação ao mês de fevereiro, sendo o pior resultado registrado nos meses de março desde 2003. Ainda segundo a pesquisa, em comparação com o mesmo período em 2019, as vendas no comércio caíram 1,2%, primeira queda após onze meses consecutivos em alta.

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraFloriculturaShopping Natureza.

Em Teresina, o prefeito Firmino Filho informou que a taxa de propagação da doença na capital é que irá determinar a abertura do comércio. Atualmente, a taxa de contaminação do coronavírus na cidade é de 1,24%, e segundo o prefeito, ela deve ficar menor do que 1% para que as atividades sejam retomadas.

Facebook
Veja também