Viagora

Empresários envolvidos na Operação Escamoteamento viram réus

Todos os sete indivíduos denunciados foram autuados nos crimes de fraude à licitação, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O juiz Carlos Augusto Arantes Júnior, titular da Vara Única da Comarca de Cocal, recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI) contra sete empresérios investigados na 4ª fase da Operação Escamoteamento.

A decisão foi emitida na última sexta-feira, 17 de maio. O juiz Carlos Augusto acatou as denúncias contra Ana Carolina Portela Silva, Carlos Kenede Fortuna de Araújo, Gerlan Nunes, Jansen Nunes, Lindomar Nunes, Francisco Elânio Moreira Arruda e Francisco Fausto de Oliveira Neto.

Todos os denunciados foram autuados nos crimes de fraude à licitação, corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

  • Foto: DivulgaçãoEmpresas investigadas na operação EscamoteamentoEmpresas investigadas na Operação Escamoteamento.

De acordo com a decisão, após o recebimento da denúncia, os acusados têm até dez dias para apresentarem resposta às acusações por escrito.

“Deve-se constar do mandado que na resposta o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas até o máximo de oito, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário”, determinou o juiz.

  • Foto: Divulgação/GAECOOperação EscamoteamentoAgentes do GAECO durante a Operação Escamoteamento.

Caso os acusados não respondam à Justiça no prazo estipulado, será nomeado um defensor público para realizar a defesa.

Entenda o caso

A Operação Escamoteamento foi deflagrada no dia 7 de abril de 2017, com o intuito de investigar um esquema criminoso de desvio de verbas públicas de prefeituras de cidades do Norte do Piauí e da região da Ibiapaba, no Ceará.

A operação ainda teve mais três fases, com a 2ª tendo sido deflagrada no dia 24 de outubro de 2017, a 3ª no dia 23 de agosto de 2018 e a 4ª no dia 18 de outubro de 2018.

Notícias relacionadas

Gaeco deflagra Operação Escamoteamento no Norte do Piauí

Gaeco deflagra 2ª Fase da Operação Escamoteamento no Piauí

Nova fase da Operação Escamoteamento cumpre 13 mandados de prisão

MP denuncia 9 pessoas pelo desvio de R$ 5 milhões em Buriti dos Lopes

Facebook
Veja também