Viagora

Enem 2021 faz reaplicação da prova para candidatos neste domingo

Conforme o Inep, a segunda prova é aplicada aos inscritos no Enem regular que tiveram a aplicação prejudicada de alguma forma.

Neste domingo (16), acontece a segunda aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 em todo o país. As provas começaram a ser aplicadas no último domingo (09).

Conforme Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a segunda prova é aplicada aos inscritos no Enem regular que tiveram a aplicação prejudicada de alguma forma. Os exames do Enem PPL também acontecem neste domingo e é destinado a pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.Ainda segundo o Inepi, os inscritos no Enem de 2020 que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano.

Conforme a regra do Enem, esses participantes perderiam o direto de não pagar o valor da taxa, contudo por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) os candidatos que pediram isenção foram beneficiados com um novo prazo de inscrição no Enem 2021 e a isenção novamente garantida.

Ainda segundo o Inep, o Enem de 2021 contou com mais de 340 mil candidatos inscritos, deste número 112.931 participantes realizaram as provas no último domingo, o equivalente a 33% do total.

O Inep informou ainda que os gabaritos oficiais das provas objetivas devem ser divulgados nesta próxima quarta-feira (19) na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep. Já o resultado individual da prova referente ao Enem 2021 estará disponível na Página do Participante no dia 11 de fevereiro.

Os participantes que realizaram a prova poderão ter a correção detalhada da redação, a prova subjetiva do exame, somente 60 dias após a divulgação dos resultados. A correção é apenas para fins pedagógicos, não cabendo recurso ou contestação.

A aplicação do Enem 2021 ocorreu nos dois domingos, dia 21 e 28 de novembro do ano passado. No total foram mais de 2,1 milhões de candidatos em todo o país fizeram as provas no formato impresso ou digital.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também