Viagora

Energia Eólica no Piauí bate recorde de produção em 2017

No dia 7 de junho deste ano, o fator de capacidade líquido (FCL) do Piauí alcançou a marca de 83%.

A produção de energia eólica no Piauí bateu recordes em 2017. O governador Wellington Dias informou nessa segunda-feira (10) o recorde atingido em um projeto da Casa dos Ventos, situado no município de Marcolândia, no sudeste do estado.

No dia 7 de junho deste ano, o fator de capacidade líquido (FCL) do Piauí alcançou a marca de 83%, uma produtividade considerada alta e significativa, quando comparada à média de outros estados, que gira em torno de 40%.

  • Foto: AscomParque Eólico no PiauíParque Eólico no Piauí

“É um recorde que nos orgulha muito, porque vira um fator de aproveitamento. Alguém que implanta um gerador de energia eólica em determinada região do Brasil pode lá aproveitar até 45%. No Piauí, o dobro. Isso é extraordinário”, ressaltou Wellington Dias.

Durante uma audiência com representantes da Casa dos Ventos e da Enel Green Power os dados foram apresentados. As empresas estão empolgadas com o desempenho conquistado no Piauí.

“Enquanto em outros locais você tem meses com FCL de 20% e meses com FCL de 70 a 80%, aqui no Piauí é sempre de 50% a 70%. Os projetos da Casa dos Ventos no Piauí tiveram fator de capacidade de 75%, um recorde no país”, disse Clécio Eloy, diretor executivo da Casa dos Ventos.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Wellington Dias

Facebook
Veja também