Viagora

Entidades solicitam término do concurso de cartórios no Piauí

Mais de 1.700 candidatos foram inscritos no certame de 2013 que ofertou 290 vagas. Os novos servidores poderiam ajudar na melhoria do serviço público.

Três entidades do Piauí estão buscando o fim do concurso para atividade notarial e de registro do Piauí, conhecido como concurso dos cartórios, para que os novos servidores sirvam para a melhoria do serviço público. Na manhã de ontem (16), a diretoria da OAB-PI, o Sindicato da Indústria de Construção Civil no Piauí (Sinduscon-PI) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí (CRECI-PI) estiveram reunidos com o desembargador Joaquim Dias de Santana Filho para tratar do assunto.

  • Foto: DivulgaçãoCRECI, Sinduscon e OAB-PI se reuniram com o desembargador Joaquim Santana.CRECI, Sinduscon e OAB-PI se reuniram com o desembargador Joaquim Santana.

Mais de 1.700 candidatos foram inscritos no concurso de Atividade Notarial e de Registro do Estado que ofertou 290 vagas. O teste foi realizado no ano de 2013. Desde então, o concurso dos cartórios no Piauí ganhou âmbito judicial.

“Viemos conversar com o desembargador, apresentar nossas razões e pedir que o processo ganhe mais celeridade, que com o término, espera-se a melhoria da prestação de serviços. É de interesse social que esse concurso chegue ao término”, pontuou Chico Lucas, presidente da OAB-PI.

Atualmente, os servidores ativos nos cartórios tiveram posse antes de 1988 ou são servidores interinos, ou seja, por tempo indeterminado. “Nossa expectativa é que com a definição do concurso, os aprovados assumam a missão com responsabilidade e de forma definitiva, o que possibilitará maiores investimentos e melhorar os serviços à longo prazo”, esclareceu Chico Lucas.

Segundo o presidente do Sinduscon, André Baía, a melhoria dos serviços somente será possível com a definição de quem serão os tabeliões definitivos, que terão um horizonte firmado à longo prazo.

“Boa parte do que a construção civil faz envolvem empreendimentos imobiliários, que por sua vez dependem da atuação de cartórios de forma mais organizada, informatizada e célere. Melhorar a estrutura cartorária é fundamental para o desenvolvimento do setor, diminuindo a burocracia. Os prazos estão alargados, há muita reclamação do setor em torno disso”, argumentou.

Registrou-se a presença do secretário-geral da OAB-PI, Leonardo Carvalho e do presidente da Comissão de Petróleo, energia e Mineração da OAB-PI, Thiago Amorim, juntamente com os representantes dos sindicatos citados.

Mais conteúdo sobre:

OAB-PI

Chico Lucas

Facebook
Veja também