Viagora

Equatorial diz que 280 árvores caíram sobre a rede em Teresina

De acordo com a empresa, em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento.

A Equatorial Piauí divulgou uma nota nesse sábado (02), esclarecendo sobre o reestabelecimento de energia em Teresina, devido à forte chuva e descargas atmosféricas, que deixou muitas árvores caídas e causou problemas na rede elétrica, na noite da última quinta-feira, 31 de dezembro de 2020.

  • Foto: Equatorial PiauíÁrvores caem sobre rede elétrica e deixa moradores sem energia, na cidade de Teresina.Árvores caem sobre rede elétrica e deixa moradores sem energia, na cidade de Teresina.

Em nota, a Equatorial disse que, 82 equipes de atendimento emergencial, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências.

Segundo a Distribuidora de energia, em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. O que corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores.

Ainda de acordo com a empresa, em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento.  Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação há a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

  • Foto: Equatorial PiauíManutenção e recuperação da rede elétrica.Manutenção e recuperação da rede elétrica.

Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Piauí esclarece que está atuando com estrutura reforçada em campo e no Centro de Operações para reestabelecimento do fornecimento de energia para os clientes atingidos pelas ocorrências devido às chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas ocorridos na noite do dia 31 de dezembro em Teresina. No momento, 82 equipes de atendimento emergencial, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências.

Todo o trabalho da distribuidora está focado na recuperação do sistema após os severos danos causados a rede elétrica de distribuição por motivos externos e causas não associadas às condições de operação e manutenção do sistema.

Em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores. A quase totalidade das árvores são situadas em terrenos particulares. A Equatorial reforça a necessidade do cuidado com a manutenção, plantio de espécies adequadas e em local seguro, distante da rede elétrica. Nesses casos, a poda regular, antes que a árvore se aproxime da rede, deve ser realizada pelo responsável pelo imóvel.

Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento.  Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação há a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado.

Considerando o cenário e para viabilizar o restabelecimento da energia no menor tempo possível nas áreas ainda afetadas, a Equatorial Piauí solicitou apoio da Prefeitura de Teresina e Corpo de Bombeiros para suporte na remoção de árvores de grande porte que obstruem vias ou dificultam o trabalho dos técnicos da distribuidora em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas leste e norte, onde foram verificadas as situações mais críticas.

O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de descargas atmosféricas e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoor, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital.

A Equatorial reafirma o compromisso de continuar com toda a sua estrutura dedicada até que o fornecimento seja plenamente restabelecido para todos os seus clientes.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também