Viagora

Equatorial Piauí alerta para enfeites juninos próximo a rede elétrica

A empresa ressalta que é importante manter o cuidado com a energia elétrica, principalmente com o uso das ornamentações, adereços e bandeiras.

O mês de junho é marcado por festas juninas, e a Equatorial Piauí alerta para os riscos envolvendo energia elétrica desde a instalação da decoração nas casas e nas ruas até a realização de comemorações no período do São João.

A equatorial ressalta que é importante manter o cuidado com a energia elétrica, principalmente com o uso das ornamentações, adereços, bandeiras.

  • Foto: Divulgação/Equatorial PiauíEnfeites juninos próximo a rede elétrica podem causar acidentesEnfeites juninos próximo a rede elétrica podem causar acidentes

O Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio, destaca que apesar de pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia.

"Nunca utilize postes ou fios elétricos na instalação das tradicionais bandeirinhas ou qualquer outro enfeite. Mesmo pendurados distante dos fios elétricos, a recomendação é que os adereços sejam confeccionados com materiais isolantes para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede. Lembrando que somente os profissionais da distribuidora estão capacitados para qualquer tipo de intervenção na rede", explicou.

Além dos adereços, João Porfírio, destaca que em caso de acidentes, o ideal é isolar o local para que não haja aproximação de pessoas e ressalta que outras atividades típicas do período não devem ser feitas nas proximidades da rede elétrica, como soltar fogos de artifício e acender fogueiras

"Os fogos de artifício não devem ser soltos na direção de postes e cabos de energia, pois podem ocasionar prejuízos diretos no fornecimento, bem como acidentes, inclusive fatais", disse.

É necessário, ainda, tomar cuidado com as instalações elétricas, rejeitando, sobretudo, as ligações clandestinas. Além de ser crime, fazer ligação direta na rede da distribuidora prejudica a qualidade do fornecimento, facilita as quedas de energia e expõe todos ao risco de choques elétricos e incêndios.

E enquanto a energia não for desligada, não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Equatorial, por meio da Central 0800 086 0800.

Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também